Profissionais de saúde de Garanhuns participam de capacitação sobre amamentação e alimentação infantil

O matriciamento faz parte da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e será implementado nas Unidades Básicas de Saúde […]

Leia mais…

publicado: 25/01/2024 12h52,
última modificação: 25/01/2024 12h52

O aleitamento materno e a introdução alimentar foram temas de uma capacitação promovida para a equipe multiprofissional de saúde de Garanhuns. Nesta quarta-feira (24), o matriciamento sobre a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), realizado pela Coordenação de Segurança Alimentar e pelo Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, em colaboração com o Programa Mãe Coruja, permitiu aos profissionais aprofundarem seus conhecimentos com o objetivo de auxiliar famílias atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“O intuito da estratégia é o fortalecimento da amamentação exclusiva até os seis meses e, a partir daí, uma introdução alimentar de forma saudável”, explica Anderson Melo, coordenador de Segurança Alimentar. Ao longo do ano, os profissionais da atenção básica irão passar em todas as UBS’s de Garanhuns para implementar as ações da EAAB.

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil foi lançada em 2012 pelo Ministério da Saúde, a fim de qualificar os profissionais da atenção básica para disseminar boas práticas de aleitamento materno e alimentação saudável para crianças de até dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).