Profissionais da Saúde participam de capacitação em Libras

publicado: 19/03/2018 19h56,
última modificação: 19/03/2018 19h56

Curso que teve início nesta segunda (19) vai formar mais de 500 servidores da Atenção Básica

por AQUILLES SOARES

fotos de CAMILA QUEIROZ

19 de março de 2018

Os profissionais do departamento de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, participam, a partir desta segunda-feira (19), de um curso de capacitação para prestar atendimentos na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). As aulas acontecem na Autarquia Superior do Ensino de Garanhuns (Aesga), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em conjunto com o programa Capacita e a Central de Libras; e nesse primeiro momento beneficiam os recepcionistas que integram a pasta.

A iniciativa contempla o Plano Municipal de Saúde, que tem entre seus objetivos fortalecer as ações de Educação Permanente, por meio da capacitação em Libras para 100% das equipes que compõem a Atenção Básica. Desta forma, os profissionais poderão utilizar o conhecimento adquirido para abordar os pacientes surdos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o que facilitará a comunicação entre profissional e população.

O curso é ministrado pelo coordenador da Central de Libras, Wender Torres, e tem duração de 40 horas. “As aulas servem para oferecer uma acessibilidade comunicativa, o que é essencial no serviço público. Trabalhando o alfabeto manual de libras, numerais e outros elementos que possam facilitar esse processo”, declarou. No total, mais de 550 servidores da Saúde serão capacitados até o mês de novembro deste ano.