Primeiro Encontro Municipal de Combate à Intolerância Religiosa foi realizado em Garanhuns

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos promoveu o evento que contou com discussões sobre o tema, homenagens e representatividade de diversas religiões do município
[…]

Leia mais…

publicado: 22/01/2023 13h27,
última modificação: 22/01/2023 13h27

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado neste sábado (21), a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou hoje (20), o I Encontro Municipal de Combate à Intolerância Religiosa. O evento foi foi sediado na Câmara Municipal de Vereadores.

Com o objetivo de debater o protagonismo, visando à fraternidade e a busca da paz entre todas as crenças, representantes de todas as religiões estiveram no momento. O prefeito Sivaldo Albino também participou do encontro e reforçou a importância da pauta. “Nós não podemos deixar de abordar um assunto tão sério. Precisamos lutar contra a intolerância religiosa e fazer uma cidade mais justa, mais igualitária e mais desenvolvida. Hoje estamos fazendo história e vamos continuar construindo juntos uma Garanhuns cada vez melhor”, destacou.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira comentou, na ocasião, a necessidade na busca de parcerias para o fortalecimento das religiões. “Nós estamos na Assistência Social construindo pontes. Nesse primeiro encontro queremos dizer: somos todos irmãos. Sinto que hoje estamos sendo abençoados por nossos Deuses e saibam que nessa gestão daremos vez e voz a todos”.

Programação – Iniciando o evento, os participantes contaram com Café Étnico produzido pelas Mulheres Guerreiras Quilombolas; falas dos representantes das religiões de matriz africanas, além das religiões Católica, Evangélica, Espírita e da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O público também acompanhou a palestra sobre intolerância religiosa com o professor Itamar Lages, além da entrega do troféu Pleito de Gratidão a OBALAGANJU – senhora Josefa da Silva Alves, que dedicou toda a sua vida ao sacerdócio da religião Afro Brasileira; e a medalha Fernando Ubiratan de Andrade (OYÁ BALEGUM), que foi entregue aos cidadãos que colaboraram com a divulgação e respeito às religiões de matriz Africana do município. Ao final, houve também a apresentação cultural de Diana Maria e os tambores de Ogã.

Fotos: Ailton Vieira (PMG)