Primeira vez em Garanhuns / Prefeitura promove a Semana de Conscientização e Combate ao Racismo

Iniciativa atende a Lei nº 4.873/2022. A partir de agora, a semana fará parte do calendário de eventos do município, com o intuito de combater o racismo e a discriminação […]

Leia mais…

publicado: 11/03/2022 00h30,
última modificação: 11/03/2022 00h30

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) promove, de 15 a 21 de março, a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Racismo. O evento homenageia o Líder Quilombola do Timbó, o senhor Espedito Ferreira da Silva, que faleceu no último dia 07 de fevereiro. Exposições, oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e diversas outras atividades serão realizadas em Garanhuns e nos quilombos que fazem parte do município. Nesta segunda-feira (14), a programação será apresentada para alguns convidados em dois momentos: na Câmara de Vereadores, pela manhã, e no Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc, à noite.

A iniciativa de promover o evento atende a Lei nº 4.873/2022, de autoria do vereador José Juca Viana – aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino. A partir de agora, a semana fará parte do calendário oficial de eventos do município, sempre antecedendo o Dia Internacional de Combate ao Racismo, celebrado em 21 de março. A Semana visa abrir o diálogo e conscientizar sobre o processo histórico de formação da sociedade brasileira, promover e valorizar as diversas culturas, além de combater o racismo e a discriminação.

Sensível às causas dos Direitos Humanos, o Prefeito Sivaldo Albino reforça a necessidade de ampliar o debate sobre o tema: “Garanhuns possui seis quilombos, um número expressivo de pessoas com uma história de luta muito significativa para nós. A nossa gestão, ao lado da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, continuará enaltecendo esse legado. Reconheceremos e trabalharemos sempre pelo combate ao racismo e a valorização dessas comunidades”, pontua.

O homenageado – O senhor Espedito Ferreira da Silva, faleceu no dia 07 de fevereiro de 2022, aos 67 anos, e foi um dos líderes da comunidade quilombola Timbó. Responsável por manter vivas as tradições do seu povo, entre elas a Festa de Nossa Senhora de Nazaré, era também um exímio conhecedor de toda a história da formação do quilombo, onde hoje habitam os remanescentes. O Governo Municipal e a SASDH escolheu a figura do senhor Espedito, com o apoio de sua família, para representar todos os quilombolas do município, suas histórias e suas lutas.

Arte: Anderson Carlos