Prefeitura de Garanhuns vivencia a campanha “Junho Violeta”

Ação visa conscientizar sobre a violência contra a Pessoa Idosa e realiza atividades, ao longo do mês, em alusão a data […]

Leia mais…

publicado: 14/06/2021 16h27,
última modificação: 14/06/2021 16h27

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e do Núcleo de Enfretamento à Violência contra a Pessoa Idosa de Garanhuns (NEVIGA), vivencia neste mês o “Junho Violeta”. Nesta terça-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e até o dia 30 de junho, ações pontuais serão realizadas na cidade.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, dados do Disque 100 revelam que mais de 33 mil casos de violações contra a pessoa idosa foram registrados no Brasil só no primeiro semestre de 2021. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, serve para alertar a população no enfrentamento de violências tão cruéis.

Em Garanhuns, a iniciativa será divulgada já nesta terça-feira, através de carreata percorrendo ruas da cidade; além de entrevistas em meios de comunicação; articulações durante todo o mês com a rede de Proteção ao Idoso e realização de Seminário Virtual no dia 30 de junho com programação a ser divulgada.

De acordo com a presidente do CMDI, Socorro Ramos, o município conta com importantes canais de denúncia contra qualquer ato que fira os direitos da pessoa idosa. “Em nossa cidade, temos alguns órgãos municipais que podem ser acionados em casos de violência, abandono, negligência ou exploração financeira. As pessoas podem procurar o Conselho, O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Neviga ou até ligar para o Disque Direitos Humanos”, destaca a conselheira.

Confira os canais para denúncias:

Neviga – Rua Frei Caneca, 598, Heliópolis;
Creas – Avenida Djalma Dutra, 412, Heliópolis. Telefone: (87) 3762-4225.
Casa dos Conselhos – Rua Ernesto Dourado 890 Heliópolis. Telefone: (87) 3762-7082.
Disque 100 – (Disque Direitos Humanos)

Arte: Lucas Monteiro