Prefeitura de Garanhuns segue ofertando assistência às vítimas das chuvas

Secretarias de Assistência Social, Educação e Defesa Civil realizaram visitas e atendimentos no distrito de São Pedro, na comunidade Timbó e no bairro Magano […]

Leia mais…

publicado: 05/07/2022 00h18,
última modificação: 05/07/2022 00h18

Nesta segunda-feira (04), equipes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) realizaram visitas de porta em porta para cadastrar as famílias que sofreram danos devido às fortes chuvas do fim de semana, além de fazer o levantamento das principais necessidades dos atingidos, um pedido do Prefeito Sivaldo Albino que acompanha de perto todo o trabalho das Secretarias. Até a noite de hoje, no Magano, foi constatado que 33 famílias, totalizando 110 pessoas, estão alojadas na Escola Mário Matos; as demais, foram para a casa de parentes. No distrito de São Pedro foram registradas 179 famílias (492 pessoas), entre desabrigadas e desalojadas. A SASDH, em parceria com a Jeep Clube de Garanhuns, conseguiu chegar na Comunidade Quilombola Timbó para prestar assistência aos moradores em risco daquela localidade.

Com o apoio dos profissionais da Secretaria de Educação, as equipes das instituições de ensino estão organizando as doações recebidas de diversos pontos da cidade. Roupas, lençóis, água, alimentos não perecíveis, entre outros itens, são entregues às famílias e amenizam o sofrimento. É o que relata a dona de casa Marcilene dos Santos, moradora de São Pedro: “Perdi cama, colchões, guarda-roupa e cadeiras. Eu e mais quatro filhos estamos na Escola e outros eu deixei na casa de alguns parentes. É uma situação muito triste, mas a Prefeitura tá de parabéns com todo esse apoio que estão nos dando, uma bênção de Deus os profissionais que estão aqui”, relata.

Ainda na manhã de hoje, a Defesa Civil de Garanhuns junto com a Defesa Civil de Pernambuco realizaram visitas nos locais atingidos, no intuito de repassar ao Estado e à União informações atualizadas sobre os danos sofridos nos locais. Dessa forma, material emergencial poderá chegar ao município e contribuir com o restabelecimento das famílias. O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra à Pessoa Idosa de Garanhuns (Neviga) também acompanha desde o sábado os idosos assistidos.

Fotos: Hilton Marques