Prefeitura de Garanhuns realiza entrega de títulos de regularização fundiária a moradores do Jardim Petrópolis

Sonho Realizado: Ação beneficiou mais de 95 famílias da comunidade […]

Leia mais…

publicado: 14/07/2022 12h16,
última modificação: 14/07/2022 12h16

Num dia daqueles que entram para história da Suíça Pernambucana, a Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico realizou a entrega dos títulos de regularização fundiária a moradores do bairro Jardim Petrópolis.

A ação faz parte do programa Minha Casa Legal e Moradia legal em parceria com o TJPE, UFPE e Cartório de Imóveis de Garanhuns, beneficiando assim cerca de 95 famílias da localidade. Ainda no mês de maio, a prefeitura já havia realizado a entrega de uma parte dos títulos aos moradores, concluindo assim a entrega nesta quarta-feira (13), realizando o sonho da casa própria para vários moradores da comunidade.

Através dessa regularização fundiária as medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, serão incluídas com a finalidade de assegurar moradia através do direito constitucional, sendo regulado pela Lei Federal n. 13.465/2017.

A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (13) e contou com a presença do prefeito Sivaldo Albino. Para muitos moradores esse foi o momento de muita felicidade, um momento de guardar para sempre na lembrança. “Não existem palavras, é uma gratidão eterna, hoje eu me sinto a porta-voz de vários moradores que estão aqui presentes, aguardamos por muito tempo para que esse momento pudesse chegar, agora podemos dizer que não somos apenas moradores, mas sim proprietários dos nossos lares.” – disse Rosileide Ferreira. Já para Vancy Peixoto, esse é um dia que jamais será esquecido. “Era um sonho muito esperado por todos nós, uma luta grande, estou muito feliz e emocionada com esse momento, chegou o dia da alegria.” – disse a moradora.

A previsão é que em breve cerca de 500 escrituras sejam entregues no município, e que chegue a duas mil no total do programa Minha Casa Legal, inclusive na comunidade da Massaranduba. Para o secretário Alexandre Marinho, esse momento simboliza esperança de dias melhores e de uma garantia legal a todos aqueles que merecem. “Há décadas Garanhuns esperava um programa que pudesse trabalhar a regularização fundiária, existem outras propriedades que ainda estão nessa situação, o prefeito Sivaldo Albino criou este programa e está empenhado em garantir mais entregas de títulos em nosso município, pra Garanhuns isso é um vetor de desenvolvimento econômico, a economia cresce através da legalização dos imóveis que é um benefício social, e até mesmo a fazer negócios com as propriedades, transmitir a herdeiros e dessa forma pode pleitear empréstimo para ampliação da casa, reformas e a fins. – comentou o secretário.

Segundo o prefeito Sivaldo Albino, os trabalhos não param por aí e esse é um momento de honra e conquista para todos os moradores da comunidade. “Estamos ao lado da população, todo o processo de legalidade dos imóveis está solucionado e agora os moradores podem celebrar com muito carinho a realização do sonho da casa própria. Vamos dar continuidade a este trabalho, chegar a mais famílias e também outros bairros, para garantir o direito que as familias têm sobre suas casas com seus títulos de propriedade.”- disse o prefeito.

Participaram também da solenidade o Secretário de Comunicação, Ronaldo César; a Secretária da Mulher, Betânia Monteiro; Secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, Alexandre Marinho; Secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Tevano; Secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Fá Albino; e os vereadores, Johny Albino, Alcindo Correia, Matheus Martins, Bruno dos Santos e Luizinho Roldão.

Texto: Filipe Ferreira
Imagens: Hilton Marques