Prefeitura de Garanhuns promove atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra

Comunidades quilombolas e povos de terreiro serão contemplados com rodas de conversa, palestra e ações sociais
[…]

Leia mais…

publicado: 21/11/2023 13h29,
última modificação: 21/11/2023 13h29

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio dos Cras Quilombo e Magano, e em parceria com os Povos de Terreiro de Garanhuns, preparam uma série de atividades no município. Rodas de conversa, palestra e algumas ações sociais fazem parte da programação que teve início hoje e segue até a próxima sexta-feira (24). A pasta de Direitos Humanos tem se preocupado desde o início da gestão com essa temática, realizando reuniões constantes com os quilombos e povos de terreiro, no intuito de ouvi-los e apoiá-los diante de suas demandas.

Todos os Quilombos de Garanhuns irão contar com as rodas de conversa abordando temas diversos como: o acesso às políticas públicas; projeto Mãe Calú e Consciência Negra; racismo institucional, estrutural e ambiental; além da oferta de serviços culturalmente adequados. As ações nos quilombos acontecem sempre à tarde e em suas respectivas associações.

Nesta terça-feira (21), das 9h às 13h, o Terreiro do Pai André – localizado na Rua Joaquim Branco, 109, bairro São José -, ofertará diversos serviços para a comunidade: Cadastramento e mapeamento dos povos de terreiro através do CadÚnico; informações do Programa Criança Feliz e pintura de rosto para as crianças. Haverá, ainda, palestra com o professor Ismael Tenório com o tema: “Desmistificando o Candomblé – cânticos, danças e oferendas aos ancestrais”.

Artes: SECOM/PMG