Prefeitura de Garanhuns promove 3ª Semana de Conscientização e Combate ao Racismo

Palestras, oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e diversas outras atividades serão realizadas em Garanhuns e nos quilombos da cidade […]

Leia mais…

publicado: 13/03/2024 12h49,
última modificação: 13/03/2024 12h49

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) promove a terceira Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Racismo. Este ano, o homenageado será o líder quilombola Pedro Balbino da Silva, falecido em agosto de 2017. A abertura oficial será na próxima quinta-feira (14), às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores. O evento também conta com a parceria da Universidade de Pernambuco e o Laboratório em Ações Coletivas e Saúde (Lacs), além da plataforma de documentários e Fast TV dedicada à cultura negra, Cultne.tv.

A programação que acontece ao longo do mês de março contará com palestras, exibições de documentários com pautas sobre a luta antirracista, rodas de conversa e outras intervenções. A cerimônia de abertura contará com a participação da advogada e pesquisadora sobre as relações étnico-raciais Ana Helena Ithamar Passos, que irá ministrar a palestra “A importância do letramento racial”. A Semana está no calendário oficial de eventos do município desde 2022, sempre antecedendo o Dia Internacional de Combate ao Racismo, celebrado em 21 de março. A iniciativa de promover o evento atende a Lei nº 4.873/2022.

Homenageado – Nascido em 22 de agosto de 1913, no quilombo Estrela, O Sr. Pedro Balbino da Silva foi um líder que atuou por toda a vida de forma muito ativa nesta comunidade. Casado com a Sra. Precília e pai de 10 filhos, O Sr. Pedro viveu 104 anos e sua história foi base para o estudo da Fundação Cultural Palmares, certificando como comunidade quilombola aquele seu lugar de origem.

Confira a programação completa nos cards.

Artes: Anderson Carlos