Prefeitura de Garanhuns orienta sobre atendimento para pessoas cegas ou com baixa visão

Quatro professores ensinam braile, escrita cursiva e dão orientações […]

Leia mais…

publicado: 31/08/2021 22h03,
última modificação: 31/08/2021 22h03

Pessoas cegas ou com baixa visão de Garanhuns e toda região podem ter acesso a serviços oferecidos pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação. O atendimento é disponibilizado pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa Com Deficiência Visual (CAP).

O suporte é dado desde a educação infantil até o nível superior, incluindo aulas de Braile, sistema de leitura e escrita tátil para cegos; escrita cursiva; e orientações para melhorar locomoção, como utilização de bengala. Além disso, é trabalhada a coordenação motora e a autoestima, atividades que são feitas em conjunto com a família, escolas e comunidade em geral.

Quatro professores fazem parte do Centro de Apoio, dois deles são brailistas e os outros dois são de Atendimento Educacional Especializado. Atualmente, são assistidas 60 pessoas. São recebidas crianças a partir de 5 anos, mas não há um limite de idade para o acolhimento, sendo aceitos adultos e idosos.

O CAP está localizado na Avenida Agamenon Magalhães, n° 237, no bairro Santo Antônio. Para ter acesso aos serviços, é só se dirigir a este endereço, de 7:30 às 12:00, 13:00 às 17:00. A partir deste momento, será feita uma triagem para dar início ao atendimento.

Fotos: Hilton Marques