Prefeitura de Garanhuns leva atendimento odontológico para estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação vai beneficiar cerca de 870 estudantes do município […]

Leia mais…

publicado: 20/08/2022 20h08,
última modificação: 20/08/2022 20h08

A Prefeitura de Garanhuns, por meio de parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, está levando atendimento odontológico para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município. O projeto itinerante teve início nesta semana, e prevê beneficiar cerca de 870 estudantes da Rede Municipal de Ensino, com tratamento odontológico e ações educativas de promoção à saúde bucal.

A ideia é que o ambiente escolar seja mais um local de cuidado, com a intervenção dos profissionais que integram as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A ação itinerante também promove palestras sobre cuidados com a saúde bucal e dicas sobre escovação. Os jovens e adultos em seguida, passam por atendimentos individuais, com o intuito de avaliar o estado da saúde bucal de cada um.

“Sabemos que muitos alunos do EJA passam o dia todo trabalhando, e não conseguem ser atendidos no horário padrão das unidades de saúde. Por isso, apresentamos este projeto ao prefeito Sivaldo Albino, para que fosse idealizado com a Secretaria da Educação, e que será desenvolvido até o fim do mês nas escolas”, pontua a secretária de Saúde, Catarina Tenório.

Nos casos em que são necessários procedimentos mais avançados, como restaurações, extrações e tratamento de canal, os alunos são encaminhados para atendimento no período noturno em suas respectivas unidades, ou no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria de Saúde. Os atendimentos já aconteceram nas escolas Jaime Luna, Professor Antônio Gonçalves Dias (Caic) e José Brasileiro Vila Nova. O projeto vai passar ainda, nas escolas São Camilo, nesta segunda (22); Silvino Almeida, na terça (23); Ranser Alexandre, na quarta-feira (24); Mário Matos, na quinta (25) e Instituto Presbiteriano de Heliópolis na segunda (29).

“Temos diversas parcerias nesta gestão e nesse momento estamos realizando essa ação em parceria com a Secretaria de Saúde. Nosso papel é cuidar dos nossos estudantes de forma integral, atuando pela sua integralidade. Sabemos da importância da saúde bucal para os estudantes, se eles estão bem, isso reflete também no aprendizado”, completa a secretária de Educação, Wilza Vitorino.

Fotos: Vinicius Vilela e Secretaria de Saúde de Garanhuns