Ação pioneira na região visa a prevenção das arboviroses e complicações para mães e bebês
Nesta segunda-feira (23), a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou uma importante estratégia de prevenção de arboviroses. Pacientes gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município vão receber repelentes, a fim de evitar o contágio de doenças como dengue, zika, chikungunya e oropouche, que podem provocar malformações nos bebês. O momento inicial foi realizado na UBS Parque Fênix I, marcando uma ação precursora no Agreste Meridional.
“As gestantes cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde vão receber os repelentes a partir das consultas de pré-natal. Este grupo foi escolhido dada a maior gravidade dos quadros de arboviroses, que também podem causar malformações no bebê, a exemplo da zika e da microcefalia”, explica a diretora de Vigilância em Saúde de Garanhuns, Gésika Silva. O município é um dos primeiros em Pernambuco a realizar a distribuição dos repelentes.
Gésika também reforça que outros cuidados são importantes no enfrentamento ao mosquito da dengue e do maruim, causador da oropouche: “A limpeza dos quintais e a eliminação dos focos de água parada também são estratégias importantes para evitar a proliferação dos mosquitos. Para as gestantes, uma recomendação é cobrir a pele utilizando calças e roupas de manga longa, principalmente no final da tarde”.
Além da prevenção dos mosquitos, Garanhuns também disponibiliza a vacinação contra a dengue, que está disponível para crianças entre 10 a 14 anos. Para mais informações sobre a entrega de repelentes, a população deve procurar o agente de saúde mais próximo.
Assessoria de Comunicação — Secretaria de Saúde
Fotos: Hilton Marques (PMG)