Prefeitura de Garanhuns entrega Centro de Atenção Psicossocial 24 horas na Cohab II

Caps Alzira Maria Veloso vai atender pessoas com quadro de sofrimento psíquico e em situações de crise […]

Leia mais…

publicado: 06/09/2022 14h53,
última modificação: 06/09/2022 14h53

Marcando o início do mês que reforça a importância dos cuidados com a saúde mental, a Prefeitura de Garanhuns realiza a entrega de um importante serviço que vai acolher pessoas com quadro de sofrimento psíquico. O Centro de Atenção Psicossocial – Alzira Maria Veloso (Caps 24h), localizado no bairro Francisco Figueira, será responsável pelo atendimento de pessoas em situação de crise, contribuindo para o processo de reabilitação psicossocial.

A inauguração do serviço foi realizada nesta segunda-feira (05), pelo prefeito Sivaldo Albino, ao lado da secretária de Saúde, Catarina Tenório, e do presidente da Câmara de Vereadores, Johny Albino. Também participaram o gerente estadual de Atenção à Saúde Mental, João Marcelo Costa; o o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde da Família com Ênfase no Campo, Itamar Lages; o secretário-executivo de saúde, Paulo Mendonça e a coordenadora de Saúde Mental, Geane Melo.

Em sua fala, o prefeito Sivaldo Albino destacou a relevância do equipamento e o empenho da gestão municipal para construir uma saúde humanizada e de qualidade. “Este é um serviço muito importante, para quem precisa dele, e para os familiares destas pessoas também. Vale ressaltar que é mais uma das 22 obras inacabadas que foram deixadas pela gestão passada, e esta estava parada há quase seis anos; e nós estamos tendo o cuidado de finalizar, e fazer bem feito”, completa o prefeito.

Para a conclusão da obra, foram utilizados mais de 200 mil reais, com recursos próprios do município. O Caps 24h vai contar ainda com uma equipe multiprofissional, que irá proporcionar atendimentos médicos, de enfermagem, psicologia, assistência social, entre outros. Por meio da Lei nº 4.938, de autoria da vereadora Luzia da Saúde, o Caps passa a se chamar Centro de Atenção Psicossocial Alzira Maria Veloso.

O Caps do tipo III dispõe de vagas para acolhimento noturno, e capacidade para atender cerca 40 pessoas por dia; prestando cuidados em atenção psicossocial, preservando a cidadania, o tratamento em território e os vínculos sociais. “Aqui as pessoas poderão buscar assistência de forma espontânea, ou também através de um dos equipamentos da rede de saúde mental. Tenho certeza de que vão encontrar uma estrutura moderna, com uma equipe completa e capacitada para acolher e humanizar os processos”, afirma a secretária de Saúde, Catarina Tenório.

O Caps 24h está localizado na rua Manoel Alves de Machado, s/n°, no bairro Francisco Figueira (Cohab II) – próx. a Escola Estadual Simoa Gomes.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
Fotos: Fernando Henrique e Vinicius Vilela (PMG)