Prefeitura de Garanhuns de Garanhuns reforça fluxo para atendimento na Casa de Apoio, em Recife

Pacientes devem passar pelo Tratamento Fora de Domicílio, onde será feito o encaminhamento para o serviço na capital pernambucana […]

Leia mais…

publicado: 01/02/2023 00h14,
última modificação: 01/02/2023 13h24

A Secretaria de Saúde de Garanhuns reforça as normativas que regem o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e a estadia de pacientes na Casa de Apoio, localizada no Recife. Antes de tudo, é de conhecimento público que a porta de entrada para pacientes em tratamento, e que precisam realizar deslocamento até o Recife ou outros municípios, é o setor do TFD.

Por meio do serviço, é feito o acolhimento, triagem e orientação das pessoas que realizam tratamento de forma contínua, e necessitam permanecer na capital pernambucana. Assim, o paciente deve apresentar no TFD o laudo médico contendo o tratamento ou exame que será realizado no Recife, onde será entregue uma ficha de encaminhamento para a Casa de Apoio.

Com o deferimento do pedido, ao chegar na Casa de Apoio, o paciente preenche uma ficha de admissão e recebe um kit hospedagem, com itens de uso pessoal. A casa conta atualmente com leitos disponíveis para 16 pessoas, além de dois berços para crianças. Em situações em que o paciente é informado no próprio Recife da necessidade de estender o período de estadia, fica a cargo do setor de Serviço Social da respectiva instituição hospitalar, verificar a disponibilidade de vagas na Casa de Apoio – cujo contato institucional já foi disponibilizado.

A Casa de Apoio funciona de segunda a sexta-feira, abrindo no horário em que chega o primeiro ônibus com pacientes do TFD no Recife. O serviço conta ainda com um veículo para realizar o deslocamento dos pacientes até seus respectivos locais de tratamento. A pasta reforça ainda que todos os profissionais do serviço têm conhecimento deste fluxo processual, que deve ser seguido por todos, com o objetivo de fortalecer e aprimorar o funcionamento do TFD e da Casa de Apoio.

A Casa de Apoio está localizada na rua Teotônio Freire, nº 35, no bairro Cordeiro, no Recife. O imóvel está situado próximo ao Hospital Getúlio Vargas; em uma área que também facilita o deslocamento até outros centros médicos da capital pernambucana. O TFD está localizado na rua Joaquim Távora, s/nº, bairro Heliópolis, no Centro Administrativo I. O telefone para contato do TFD é: (87) 9 8835-5006.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns