Prefeitura de Garanhuns cede terreno para construção do Hospital de Amor, referência nacional no tratamento de câncer na rede pública

Projeto foi entregue pelo prefeito Sivaldo Albino e aprovado na mesma sessão pela Câmara Municipal de Garanhuns
[…]

Leia mais…

publicado: 21/03/2024 12h54,
última modificação: 21/03/2024 12h54

Garanhuns está um passo mais próxima de receber o Hospital de Amor, referência nacional no tratamento oncológico. Nesta quarta-feira (20), o prefeito Sivaldo Albino, acompanhado de secretários e assessores do Governo Municipal, entregou ao presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Luizinho Roldão, o Projeto de Lei nº 007/2024, que trata da cessão de uso de um terreno municipal à Fundação Pio XII, para construção da unidade no município. A implantação do Hospital de Amor é uma parceria entre os governos municipal e federal, contando com apoio do Presidente Lula e do Ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O projeto foi aprovado em duas votações já nesta mesma sessão da Câmara, agilizando a continuidade do processo para construção, que deve começar em breve.

O terreno cedido, localizado no loteamento André Luiz, bairro Dom Hélder Câmara (Cohab 3), tem 25 mil m² e deverá comportar uma unidade com capacidade para cerca de 2 mil atendimentos e 6 mil procedimentos mensais. Além de atender o município de Garanhuns, o Hospital de Amor vai atender pacientes do agreste, e certamente de outras regiões, através do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer, com o que há de mais moderno na medicina oncológica.

Durante a Reunião Ordinária do Poder Legislativo de Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino utilizou a tribuna para anunciar mais detalhes da construção do Hospital de Amor: a unidade será denominada Dona Lindu, em homenagem à mãe do presidente Lula, e o início das obras será imediatamente após as tratativas de cessão do terreno. “Esse é o maior projeto da história deste município. O hospital terá um alcance gigantesco, sendo referência em atendimentos e procedimentos no combate ao câncer. Para cuidar das pessoas não tem preço”. Sivaldo também citou a importância da implantação do Hospital de Amor na geração de empregos e na formação de novos profissionais da saúde. “O Hospital de Amor e o nosso futuro Hospital Municipal vão nos ajudar na preceptoria dos estudantes de medicina da UPE e da Aesga”. Ao final, o prefeito externou agradecimento especial ao Presidente Lula, pela grande iniciativa que vai beneficiar tantas pessoas no estado de Pernambuco.

O Hospital de Amor tem mais de 60 anos de história e é reconhecido internacionalmente pelo trabalho na área oncológica. São dezenas de unidades de tratamento, prevenção, reabilitação e pesquisa espalhadas por todo o Brasil, unindo tecnologia de ponta e cuidado humanizado.

Texto: Laís Guedes
Fotos: Hilton Marques