Prefeitura de Garanhuns apoia XI Semana de Conscientização do Autismo

Evento acontece de 28 de março a 02 de abril de forma 100% on-line, no canal do YouTube Autismo em Foco
[…]

Leia mais…

publicado: 26/03/2022 22h13,
última modificação: 26/03/2022 22h13

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), está apoiando a XI Semana de Conscientização do Autismo. O evento acontece de 28 de março a 02 de abril, sempre das 19h30 às 20h30, encerrando, assim, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Diversas palestras serão apresentadas ao público de forma 100% on-line através do canal do YouTube “Autismo em Foco”. O evento é coordenado por Rennata Amorim, cirurgiã dentista, mãe de um adolescente autista e que organiza as atividades do grupo em Garanhuns.

Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira, reforçar a luta pela conscientização do autismo é também dever do poder público: “Esta semana será, mais uma vez, de grande importância para a nossa cidade. Discutir a pauta do autismo é compreender que a sociedade precisa lutar por um mundo melhor para estas pessoas. Nenhuma família está imune de ter alguém autista em seu meio, então, vamos aprender a ter um olhar mais sensível frente a esta causa”, reforça a secretária.

Com a coordenação de Rennata Amorim, a semana acontece em Garanhuns desde 2011. Rennata divulga através de palestras, na cidade e na região, sua experiência como mãe de Antônio Lucas, atualmente com quase 18 anos. “O grupo autismo em foco surgiu a partir da necessidade de famílias falarem sobre suas dificuldades ao lidarem com os desafios enfrentados por seus filhos autistas, e, infelizmente com o preconceito da sociedade. Esta semana vem para dar mais voz a essas pessoas, ao mesmo tempo em que informa os diversos setores da sociedade quanto à causa do autismo”, frisou a cirurgiã dentista.

Para ter acesso às palestras, basta se inscrever no canal do YouTube “Autismo em Foco”. O link para o canal, bem como mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram @grupoautismoemfoco ou pelo telefone (87) 99974.4394.

Programação da XI Semana do Autismo:

Segunda-feira (28) – Palestra: “A importância da participação dos pais no desenvolvimento dos nossos filhos autistas”. Palestrante: Fátima de Kwant – Jornalista, especialista em Autismo e Comunicação. Mãe de um autista adulo.

Terça-feira (29) – Palestra: “Autismo: O que é preciso saber”. Participantes: Família Brito Sales (Dra. Anita Brito – Neurocientista, professora e escritora; Nicolas Brito Sales – Autista, fotógrafo, escritor e palestrante; Alexsander Sales – Palestrante).

Quarta-feira (30) – Palestra: “Autismo e as medicações”. Palestrante: Dra. Olga Leocadia – Psiquiatra.

Quinta-feira (31) – Palestra: “Saúde: Direito de todos e dever do Estado”. Palestrante: Dr. Jarbas Trindade – Advogado e coordenador do Comud.

Sexta-feira (01) – Palestra: “Cannabis e suas aplicações”. Palestrante: Cassiano Gomes – Fundador e diretor executivo da Associação Brasileira de Apoio a Cannabis Esperança (Abrace).

Sábado (02) – Palestra: “Autismo, o que temos de novo!”. Palestrante: Dr. Antônio Filho – Especialista em pediatra pela SBP e professor titular de pediatria da UPE.

Arte: Anderson Carlos