“Outubro Rosa” promove atividades em Garanhuns

publicado: 14/10/2015 12h33,
última modificação: 14/10/2015 12h33

A campanha mundial tem o objetivo de alertar a população feminina
para o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero

No mês de outubro Garanhuns se veste de rosa para vivenciar a campanha mundial de prevenção do câncer de mama e câncer do colo uterino, intitulada “Outubro Rosa”. Durante esse mês, as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS), os dois pontos de apoio e o Centro de Especialidade da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc) intensificam a atenção à saúde feminina. A equipe de cada unidade se encarrega de mobilizar a população que reside na área de abrangência, a fim de informar sobre a doença e a importância de sua prevenção. A campanha, que em Garanhuns tem o tema “O mês tem cor e o câncer tem cura”, segue até o dia 31 deste mês.

De segunda a sexta-feira, mamografia e exames citopatológicos (Papanicolau) estão sendo realizados, nos postos de saúde de cada bairro e no Centro de Especialidade da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc). “Se um câncer for detectado logo no início, as chances de cura são altas, por isso é importante que as mulheres aproveitem essa campanha e sejam sensibilizadas para a importância desse diagnóstico precoce e se submetam aos exames preventivos de mamografia e de colo uterino”, afirmou o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis.

Cada unidade de saúde escolheu um dia do mês para realizar o “Dia D” da campanha, centralizando todas as atividades voltadas à saúde da mulher, na UBS. A enfermeira Raquel Cavalcanti comenta sobre a campanha e sobre a realização desse dia específico. “Hoje é um dia ímpar para mim. Eu me orgulho de cuidar da saúde de nossas mulheres, promovendo a saúde e a prevenção da doença. Neste dia estamos intensificando o cuidado e abraçando todas as mulheres”, comentou a profissional.

Eliane Barbosa, de 55 anos de idade, faz os exames preventivos regularmente e aproveitou o Dia D da campanha na UBS da Brasília, realizado hoje (14), para fazer os exames. “Eu faço todo ano e é muito importante esse exame. Quem bem soubesse a importância dessa prevenção não ficaria sem fazer. Precisamos pensar em nossa saúde, pensar em nossa qualidade de vida. Por isso hoje eu vim aqui, e encorajo outras mulheres a comparecerem aos postos também”, afirmou a garanhuense.

Além dos exames de prevenção do câncer de colo do útero e de mama, várias atividades foram realizadas hoje, na UBS Brasília I e II. Intensificação dos serviços de saúde bucal, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, corte de cabelo, palestras e apresentação de peça teatral foram algumas das ações promovidas nesse “Dia D”. A Secretaria da Mulher de Garanhuns também participou do momento, transmitindo informações à população sobre o combate à violência contra a mulher.

IMG_1283 IMG_1284 IMG_1286 IMG_1307


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Jacqueline Menezes
Fotos: Ruthe Santana e Luanny Porto
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)