GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde “Outubro Rosa” promove atividades em Garanhuns

Saúde

“Outubro Rosa” promove atividades em Garanhuns

A campanha mundial tem o objetivo de alertar a população feminina para o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero No mês de outubro Garanhuns se veste de rosa para vivenciar a campanha mundial de...

Publicado em

A campanha mundial tem o objetivo de alertar a população feminina
para o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero

No mês de outubro Garanhuns se veste de rosa para vivenciar a campanha mundial de prevenção do câncer de mama e câncer do colo uterino, intitulada “Outubro Rosa”. Durante esse mês, as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS), os dois pontos de apoio e o Centro de Especialidade da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc) intensificam a atenção à saúde feminina. A equipe de cada unidade se encarrega de mobilizar a população que reside na área de abrangência, a fim de informar sobre a doença e a importância de sua prevenção. A campanha, que em Garanhuns tem o tema “O mês tem cor e o câncer tem cura”, segue até o dia 31 deste mês.

De segunda a sexta-feira, mamografia e exames citopatológicos (Papanicolau) estão sendo realizados, nos postos de saúde de cada bairro e no Centro de Especialidade da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc). “Se um câncer for detectado logo no início, as chances de cura são altas, por isso é importante que as mulheres aproveitem essa campanha e sejam sensibilizadas para a importância desse diagnóstico precoce e se submetam aos exames preventivos de mamografia e de colo uterino”, afirmou o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis.

Cada unidade de saúde escolheu um dia do mês para realizar o “Dia D” da campanha, centralizando todas as atividades voltadas à saúde da mulher, na UBS. A enfermeira Raquel Cavalcanti comenta sobre a campanha e sobre a realização desse dia específico. “Hoje é um dia ímpar para mim. Eu me orgulho de cuidar da saúde de nossas mulheres, promovendo a saúde e a prevenção da doença. Neste dia estamos intensificando o cuidado e abraçando todas as mulheres”, comentou a profissional.

Eliane Barbosa, de 55 anos de idade, faz os exames preventivos regularmente e aproveitou o Dia D da campanha na UBS da Brasília, realizado hoje (14), para fazer os exames. “Eu faço todo ano e é muito importante esse exame. Quem bem soubesse a importância dessa prevenção não ficaria sem fazer. Precisamos pensar em nossa saúde, pensar em nossa qualidade de vida. Por isso hoje eu vim aqui, e encorajo outras mulheres a comparecerem aos postos também”, afirmou a garanhuense.

Além dos exames de prevenção do câncer de colo do útero e de mama, várias atividades foram realizadas hoje, na UBS Brasília I e II. Intensificação dos serviços de saúde bucal, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, corte de cabelo, palestras e apresentação de peça teatral foram algumas das ações promovidas nesse “Dia D”. A Secretaria da Mulher de Garanhuns também participou do momento, transmitindo informações à população sobre o combate à violência contra a mulher.

IMG_1283 IMG_1284 IMG_1286 IMG_1307


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Jacqueline Menezes
Fotos: Ruthe Santana e Luanny Porto
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste