Outubro Rosa: Mulheres garanhuenses vêm atendendo ao chamado da campanha

publicado: 16/10/2014 16h37,
última modificação: 16/10/2014 16h37

Campanha do “Outubro Rosa” mobiliza o público feminino quanto a importância da prevenção e detecção do câncer de colo do útero e mama

A campanha “Outubro Rosa”, em Garanhuns, vem cumprindo seu papel de chamar a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. Até agora, foram realizados mais de 400 exames de prevenção do câncer de colo uterino e 350 mamografias. A equipe de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) se encarrega de mobilizar a população que reside na área de abrangência da unidade, para informar à respeito dos cânceres e sua prevenção. A campanha segue até o dia 31 de outubro.

Durante todo o mês, todos os 35 postos de Garanhuns intensificam as ações de prevenção e detecção do câncer de mama e colo do útero. A médica Danyelle Rêgo Barros falou sobre a mobilização da campanha. “O que tem me chamado mais atenção é ver mulheres com mais de 60 anos de idade, que nunca tinham feito o exame antes, serem movidas a vir ao posto”, comentou. A ação, além de focar na prevenção dessas doenças, também destaca outros aspectos da saúde feminina.

Irene Alves, de 57 anos de idade, que faz o exame regularmente, falou da campanha. “Faço todo ano, mas vim agora, justamente pela facilidade que o ‘Outubro Rosa’ promove nesse mês”. De segunda a sexta-feira, os postos estão realizando mamografias, que abordam mulheres de 50 a 65 de idade, para as demais idades é necessário, uma solicitação pelo médico de cada unidade, e exames citopatológicos (Papanicolau). Na sexta-feira, além dos postos, também é realizado o atendimento no antigo Hospital Municipal. O atendimento é feito das 8h às 16h.

Outubro Rosa Mulheres garanhuenses vêm atendendo ao chamado da campanha2


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)
Secom/PMG