Oficina de Culinária de Acarajé é realizada no Cras São Pedro

Iniciativa faz parte da programação da II Semana de Conscientização e Combate ao Racismo
[…]

Leia mais…

publicado: 14/03/2023 12h31,
última modificação: 14/03/2023 12h31

Na manhã desta segunda-feira (13), o Cras São Pedro contou com a Oficina de Culinária. A iniciativa faz parte da II Semana de Conscientização e Combate ao Racismo, realizada pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Os Cras contam com programação voltada à pauta da Semana desde o início do mês de março.

Hoje, moradoras do distrito aprenderam a fazer a tradicional comida baiana, o Acarajé, e contaram com os ensinamentos de André Silva, dos Povos Tradicionais de Terreiro de Garanhuns. “Essa comida tem muita história e é patrimônio imaterial do Brasil. Não é só um prato típico, o acarajé carrega muita energia e precisa da força de quem faz também. Que vocês possam não só aprender algo novo e ter uma renda extra, mas levar essa cultura para outros locais”, reforçou André.

Também dos Povos de Terreiro, Ismael Tenório, falou um pouco sobre a importância de inserirmos o conhecimento da história dos povos africanos no Brasil: “Como pode ainda existir tanto racismo e muita gente afirmar que é apenas branco? Nossa história diz outra coisa. É necessário que conheçamos, antes de tudo, as nossas ancestralidades. Da mesma forma que precisamos repensar nas religiões existentes no Brasil que não são apenas duas ou três. Além do respeito é preciso antes adquirir o conhecimento”.

A Semana de Conscientização e Combate ao Racismo terá sua abertura oficial nesta terça-feira (14), a partir das 8h, na Câmara de Vereadores de Garanhuns.

Fotos: Hilton Marques