Núcleo de Promoção à Saúde vai intensificar ações em Garanhuns

publicado: 14/03/2018 17h57,
última modificação: 16/03/2018 13h04

Órgão intersetorial busca estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis entre a população

por AQUILLES SOARES
14 de março de 2018

A Prefeitura de Garanhuns realizou nesta quarta feira (14), na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), uma reunião intersetorial do Núcleo de Promoção à Saúde (NPS). O momento teve o intuito de definir os membros que vão compor o órgão, bem como realizar o planejamento das ações no município durante os próximos meses.

O NPS busca estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis entre a população, contribuindo para melhoria a qualidade de vida e redução das doenças e agravos não transmissíveis (Dant), como a hipertensão e diabetes. De acordo com a coordenadora do NPS em Garanhuns o planejamento das ações deve ser feito de forma dinâmica e conjunta, sempre baseados nos principais problemas de saúde da população. “A ideia é poder empoderar essa população para que ela possa cuidar da sua saúde e consequentemente não venha a adoecer”, afirmou Marcella Barbosa.

O momento contou com a participação de servidores municipais que compõem pastas como Secretaria de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Turismo e Cultura, Mulher, e Educação; além de representantes de órgãos como Conselho Tutelar, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) A e B, Conselho Municipal de Saúde, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Núcleo de Enfrentamento à Violência contra o Idoso de Garanhuns (Neviga), Núcleo de Prevenção Social à Violência (Nuprev) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A articulação entre os setores vai planejar e executar ações de estratégias para implantação de políticas de promoção da saúde, partindo de uma realidade local.

A iniciativa contempla também os eixos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que se dividem em prática corporal (atividade física), redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, prevenção da violência e estímulo a cultura de paz, redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas, prevenção e controle do tabagismo, alimentação saudável e promoção do desenvolvimento sustentável.

Fotos: Aquilles Soares — Secom/PMG