Novembro Azul será marcado por ações de saúde em Garanhuns

publicado: 10/11/2015 11h05,
última modificação: 10/11/2015 11h06

O objetivo da campanha é conscientizar a população masculina sobre a prevenção e os perigos do câncer de próstata

Durante o mês de novembro, Garanhuns também adere à campanha “Novembro Azul”, que tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a prevenção e os perigos do câncer de próstata. Além das ações pontuais que acontecerão durante a mobilização, as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e os pontos de apoio irão intensificar a atenção à saúde masculina.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos de idade, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra – a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos nesses casos.

Para o coordenador da Saúde do Homem em Garanhuns, Wagner do Nascimento, campanha tem um papel indispensável na conscientização da população. “Devido a fatores culturais, o homem não tem o costume de se cuidar, o que torna o câncer de próstata, o que mais acomete a população masculina. Daí o Novembro Azul surge como uma sinalização e conscientização mesmo para população masculina sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata, informando que quanto mais cedo se diagnostica, a probabilidade de cura aumenta consideravelmente”, afirma o enfermeiro.

A primeira ação específica da campanha “Novembro Azul” em Garanhuns será no dia 14 deste mês. Neste dia, diversos serviços de saúde serão oferecidos gratuitamente à população, na feira livre Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga). Teste de glicemia, aferição de pressão arterial (PA), orientações sobre temas de saúde, distribuição de preservativos são alguns dos serviços que serão disponibilizados no local, das 7h até às 12h.

Os atendimentos voltados para o homem irão se concentrar entre os dias 16 e 20 de novembro. Para facilitar o comparecimento do maior número do público masculino, os serviços serão oferecidos das 18h às 21h, no Núcleo de Atendimento à Saúde de Garanhuns (Nasg), localizado no Centro Administrativo, na avenida Caruaru. Na unidade, tanto estará sendo realizado o teste de PSA, quanto outros atendimentos com um médico clínico geral.

No dia 17, a Secretaria de Saúde realiza uma mesa redonda, às 19h, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O momento é aberto ao público em geral. Diversos profissionais de saúde, entre eles nefrologista, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta, participação das discussões sobre saúde do homem.


 Texto: Ruthe Santana e Cloves Teodorico
Imagem: Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)