Novembro Azul registra mais de 700 atendimentos no Nasg

publicado: 20/11/2015 11h44,
última modificação: 20/11/2015 11h44

O objetivo da campanha é conscientizar a população quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Mais de 700 atendimentos de saúde foram registrados durante esta semana, na proposta da campanha voltada à prevenção do câncer de próstata, Novembro Azul, que está sendo vivenciada em Garanhuns. Para facilitar o acesso do público masculino aos serviços, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando, desde a última segunda-feira (16), atendimentos durante o turno da noite. Os diversos serviços estão sendo oferecidos no Núcleo de Atendimento à Saúde de Garanhuns (Nasg), localizado no Centro Administrativo, na Avenida Caruaru. Esse horário de atendimento na unidade segue até hoje (20).

No Nasg, estão sendo realizados tanto o exame de prevenção ao câncer de próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA) – com um urologista; quanto outros atendimentos com um médico clínico-geral. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) foram divididas por áreas e cada uma delas está encaminhando os homens para o atendimento especializado. Além desse fluxo, quarta-feira (18), particularmente, os atendimentos foram realizados por demanda espontânea, ou seja, os pacientes puderam ir diretamente à unidade. Esse foi o caso de Antônio Francisco, de 79 anos de idade. “Foi a ideia melhor do mundo, fazer esse atendimento à noite. Valeu muito a pena ter saído de casa e vindo hoje aqui”, afirmou, ressaltando sua satisfação com o atendimento.

O médico urologista Domingos Sávio fala sobre a mobilização. “O Novembro Azul tem essa intenção de conscientização masculina, mobilização dos agentes de saúde em torno da ação para trazer homens para os postos de saúde, já que a população masculina é a que menos frequenta os postos. Essa campanha vem com essa meta de aproximar a população dos serviços, aproximar os profissionais de saúde ao povo e facilitar o acesso aos exames. É uma ação bastante positiva e extremamente válida. Garanhuns está realizando algo muito grande mesmo. Não tem nenhuma ação parecida aqui na região”, afirmou o profissional.

Novembro Azul registra mais de 700 atendimentos no Nasg Novembro Azul registra mais de 700 atendimentos no Nasg 2


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Fotos: cedidas pela Secretaria de Saúde
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)