GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Novembro Azul registra mais de 700 atendimentos no Nasg

Saúde

Novembro Azul registra mais de 700 atendimentos no Nasg

O objetivo da campanha é conscientizar a população quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata Mais de 700 atendimentos de saúde foram registrados durante esta semana, na proposta da campanha voltada à prevenção do câncer de próstata,...

Publicado em

O objetivo da campanha é conscientizar a população quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Mais de 700 atendimentos de saúde foram registrados durante esta semana, na proposta da campanha voltada à prevenção do câncer de próstata, Novembro Azul, que está sendo vivenciada em Garanhuns. Para facilitar o acesso do público masculino aos serviços, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando, desde a última segunda-feira (16), atendimentos durante o turno da noite. Os diversos serviços estão sendo oferecidos no Núcleo de Atendimento à Saúde de Garanhuns (Nasg), localizado no Centro Administrativo, na Avenida Caruaru. Esse horário de atendimento na unidade segue até hoje (20).

No Nasg, estão sendo realizados tanto o exame de prevenção ao câncer de próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA) – com um urologista; quanto outros atendimentos com um médico clínico-geral. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) foram divididas por áreas e cada uma delas está encaminhando os homens para o atendimento especializado. Além desse fluxo, quarta-feira (18), particularmente, os atendimentos foram realizados por demanda espontânea, ou seja, os pacientes puderam ir diretamente à unidade. Esse foi o caso de Antônio Francisco, de 79 anos de idade. “Foi a ideia melhor do mundo, fazer esse atendimento à noite. Valeu muito a pena ter saído de casa e vindo hoje aqui”, afirmou, ressaltando sua satisfação com o atendimento.

O médico urologista Domingos Sávio fala sobre a mobilização. “O Novembro Azul tem essa intenção de conscientização masculina, mobilização dos agentes de saúde em torno da ação para trazer homens para os postos de saúde, já que a população masculina é a que menos frequenta os postos. Essa campanha vem com essa meta de aproximar a população dos serviços, aproximar os profissionais de saúde ao povo e facilitar o acesso aos exames. É uma ação bastante positiva e extremamente válida. Garanhuns está realizando algo muito grande mesmo. Não tem nenhuma ação parecida aqui na região”, afirmou o profissional.

Novembro Azul registra mais de 700 atendimentos no Nasg Novembro Azul registra mais de 700 atendimentos no Nasg 2


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Fotos: cedidas pela Secretaria de Saúde
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste