Novembro Azul: Central de Abastecimento de Garanhuns receberá ação neste sábado (14)

publicado: 12/11/2015 12h08,
última modificação: 12/11/2015 12h09

Diversos serviços de saúde serão disponibilizados gratuitamente à população

Garanhuns está vivenciando a campanha de combate ao câncer de próstata “Novembro Azul”. No próximo sábado (14), incluído na programação dessa mobilização, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar, a partir das 6h, um evento de sensibilização na feira livre da Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga). Na ocasião, diversos serviços de saúde serão disponibilizados gratuitamente à população com o objetivo de conscientizar a sociedade quanto a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação segue até às 12h.

Teste de glicemia, aferição de pressão arterial (PA), orientações sobre temas de saúde e distribuição de preservativos são alguns dos serviços que serão disponibilizados no local. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura.

O coordenador da Saúde do Homem de Garanhuns, Wagner do Nascimento, fala sobre os perigos do câncer e a necessidade de se prevenir. “Devido a influência cultural que leva o homem a não se cuidar, o câncer de próstata é o que mais acomete a população masculina e a prevenção é a melhor forma de detectar precocemente em estágio inicial qualquer patologia da próstata, que podem ser com visitas periódicas ao médico urologista e adoção de hábitos saudáveis. Nesse campanha, nós aproveitamos para chamar ainda mais atenção para essa importância”, afirma o coordenador.

Além das ações pontuais que serão desenvolvidas durante esse mês, a atenção à saúde masculina será intensificada nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’S) e nos pontos de apoio do município. O público masculino também poderá ser atendido no período da noite, das 18h às 21h. Esses serviços, realizados em um horário diferenciado, acontecerão entre os dias 16 e 20 deste mês no Núcleo de Atendimento à Saúde de Garanhuns (Nasg), localizado no Centro Administrativo, na avenida Caruaru. Na unidade, além do teste de PSA, o público masculino contará com outros atendimentos por um clínico geral.


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Foto: Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)