Nota – Fiscalização Fofinho Pet Center

publicado: 24/01/2017 09h03,
última modificação: 25/01/2017 09h05

A ação que interditou uma clínica veterinária na cidade de Garanhuns ocorreu na última quinta-feira (19) e foi realizada em conjunto pela Vigilância Sanitária Municipal e a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro). A denúncia partiu de um cliente do estabelecimento após comprar um medicamento usado para tratamento de otite externa em caninos, felinos e equinos, que estava com o prazo de validade adulterado. A adulteração foi confirmada quando os técnicos observaram que a data de validade na embalagem externa, escrita com caneta, era de julho de 2018, quando na parte interna do medicamento o prazo limite para aplicação seria julho de 2016. Ao realizar a abordagem no local, as equipes ainda encontraram vários produtos comercializados irregularmente, expostos na prateleira e estocados junto com produtos regulares. Outra irregularidade eram os animais (filhotes de cães) expostos à venda sob condições inadequadas, em locais sem espaço, iluminação, ventilação e limpeza insuficientes.

O estabelecimento é reincidente, com casos registrados desde 2015 e sempre sofrendo penalidades. Desta vez, a fiscalização apreendeu os produtos fora dos padrões oficiais pela Adagro e pela Vigilância Sanitária Municipal, encaminhou o caso para a Delegacia de Polícia do Estado de Pernambuco – 135º Circunscrição de Garanhuns, para a Promotoria de Justiça no Ministério Público do Estado e para o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco. A Vigilância Sanitária ainda interditou o estabelecimento e aplicou Termo de Notificação e Autos de Infração e Apreensão. A Adagro também aplicou Autos de Infração e Apreensão devido à fraude e ao comércio de produtos fora dos padrões oficiais.