Mulheres são orientadas sobre saúde e ações específicas para elas oferecidas pelo Governo Municipal

publicado: 29/03/2017 10h05,
última modificação: 29/03/2017 10h05

Ação da Secretaria de Saúde prestou serviços e também evidenciou detalhes sobre como combater a violência contra a mulher

por EDMÉA UBIRAJARA
29 de março de 2017

A saúde da mulher foi o foco de ações realizadas na Unidade Saúde da Família Miracica 1 nesta terça-feira (28). o Grupo de Mulheres da comunidade teve acesso a serviços da equipe da Secretaria de Saúde e informações sobre as atividades da Secretaria da Mulher de Garanhuns. Além de palestra na própria sede da USF, também receberam orientações as professoras da Escola Municipal Salomão Rodrigues Vilela, na mesma comunidade.

Saude da mulher UBS Miracica I - Edmea Ubirajara - 280317 (16)Após o momento de visita na Escola Municipal, a equipe realizou palestra explicando benefícios da prevenção para a manutenção da saúde da mulher. A médica, Camila Nogueira, explicou detalhes sobre cada fase de desenvolvimento feminino desde criança até adulta. “Estamos aqui disponíveis para atender vocês no que necessitarem, mas prevenir e entender como funciona o corpo da gente é muito positivo”, disse. O Agente Comunitário de Saúde, Júlio Costa, reafirmou que a atuação da saúde vai muito além da prescrição de receitas. “A saúde também engloba o bem estar físico e mental da mulher. Ela precisa se cuidar e entender que apenas ela mesma pode ser valorizar e se proteger”, explicou. Ainda fez parte da equipe a odontóloga Rayanne Duarte.

Saude da mulher UBS Miracica I - Edmea Ubirajara - 280317 (23) Saude da mulher UBS Miracica I - Edmea Ubirajara - 280317 (26)Entre os serviços prestados hoje estiveram aferição de pressão, exame de prevenção do câncer de colo de útero, vacinação contra H1N1, consultas médicas, solicitações de mamografia, teste de acuidade visual e manutenção de óculos – em parceria com ótica do município de Garanhuns – e testes rápidos para sífilis, HIV e glicemia. A enfermeira responsável pela UBS, Angelina Zoobi explica que a data foi escolhida por porque o mês de março tem sido dedicado à mulher em várias esferas da administração municipal.

Para Maria Aparecida Bezerra, de 52 anos, mãe de seis filhos e avó de quatro netos, orientar é essencial para prevenir e evitar danos maiores. “A gente precisa ir atrás do que é bom para a gente. Sempre vivi para cuidar de casa, do marido e dos meus filhos. Somente há pouco tempo passei a me preocupar comigo. Sou mais eu hoje do que quando era mais nova. Conheci coisas que não conhecia, tive acesso à informações que me fizeram uma pessoa melhor e por isso eu agradeço”, contou.

Saude da mulher UBS Miracica I - Edmea Ubirajara - 280317 (14)Em outro momento, Angelina distribuiu panfletos que alertam sobre os tipos de violência contra a mulher e explicou qual o papel da Secretaria da Mulher no município, atentando para o fato de todas as denúncias ou conversas tratadas pela pasta serem sigilosas. “Às vezes convivemos com a violência por tanto tempo que não damos conta de que aquilo é, de fato, uma violência, seja ela física, psicológica ou até mesmo material. A equipe da Secretaria trabalha de forma integrada para ouvir e encaminhar todas as demandas relativas às vítimas de violência de gênero”, detalhou.

Saude da mulher UBS Miracica I - Edmea Ubirajara - 280317 (21)A USF Miracica 1 atende a uma população de 2.775 pessoas que formam 890 famílias. Na Unidade são realizadas consultas médicas, atendimento odontológico e acompanhamento de pré-natal, entre outros serviços. Outras USF’s da zona rural ainda receberão as mesmas orientações durante os próximos dias.

Fotos: Edméa Ubirajara/Secom PMG