Mais de 18 mil estudantes de Garanhuns são beneficiados com ação de saúde bucal

publicado: 02/03/2015 17h25,
última modificação: 02/03/2015 17h25

A ação, que será levada a mais de 60 escolas do município, segue até o dia 31 de março  

Mais de 18 mil estudantes de Garanhuns serão beneficiados com uma ação do Programa de Saúde na Escola (PSE).  A iniciativa, que visa a promoção da saúde nas escolas e a prevenção de doenças bucais entre os estudantes, iniciou hoje (02), na Escola José Brasileiro Vila Nova, localizada no bairro Boa Vista. As palestras e atividades práticas voltadas para a saúde bucal acontecerão em mais de 60 escolas municipais e estaduais de Garanhuns. A ação, que é uma realização da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, segue até o dia 31 de março.

As orientações sobre o cuidado com a saúde bucal são repassados para os estudantes por meio de palestras informativas e, até mesmo, de escovação supervisionada. Os alunos podem contar, também, com a aplicação de flúor e uma avaliação bucal preliminar. Os estudantes que apresentarem necessidade de tratamento odontológico serão encaminhados para alguma Unidade Básica de Saúde (UBS). O dentista Luiz Gonzaga fala sobre a ação. “É de fundamental importância levar esse tipo de assunto para as escolas, uma vez que crianças e adolescentes nessa faixa etária que estamos trabalhando, é a parte da população que apresenta maior incidência de cárie. Um ponto a se notar é que esses é que irão difundir o que aprenderam aqui para seus familiares”, comenta o profissional.

A ação está sendo desenvolvida pelos dentistas e auxiliares de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família. A diretora da escola onde foi realizada a primeira ação, Maria Neide, fala sobre a importância de trazer temas como esse para as escolas. “Nós podemos notar que muitas das doenças bucais que acontecem são por falta de informação, por isso que é tão importante essa ação que o município está fazendo gratuitamente com nossos alunos”, afirma.

IMG_0015


Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87)3762-0109 (Secom/PMG)