Mais de 16 mil estudantes são avaliados pela Secretaria de Educação de Garanhuns

O objetivo é melhorar os índices educacionais através de um planejamento focado nas habilidades em que os estudantes têm maior dificuldade […]

Leia mais…

publicado: 07/12/2022 12h09,
última modificação: 07/12/2022 12h09

A Secretaria de Educação de Garanhuns está realizando a Avaliação Diagnóstica para mais de 16 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. Ao longo da semana as crianças e adolescentes serão avaliados em Língua Portuguesa, Matemática e produção de texto. O objetivo é traçar estratégias para melhorar a qualidade no ensino.

As escolas receberam 60 mil avaliações, produzidas em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino. Os questionários estão sendo aplicados nas turmas de Educação Infantil 2 até o 9º ano do Ensino Fundamental. “Além das turmas do 3º ao 9º ano que já estávamos acompanhando, desta vez estamos integrando as turmas de Educação Infantil 2 e também do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Essa ampliação é importante para que possamos traçar o perfil do estudante que vai ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental e, assim, iniciar as práticas de intervenções para consolidar o processo de alfabetização”, informou o coordenador Carlos Barros.

Essa é a terceira avaliação realizada pelo programa no município. A primeira aconteceu em dezembro de ano passado, já a segunda em junho deste ano. “Essas avaliações fazem com que a gente tenha um diagnóstico de como estamos terminando o ano letivo e que a gente pense em novas possibilidades para 2023, focando no processo de ensino e aprendizagem e nas áreas de formação continuada”, reforçou Carlos Barros.

O programa Qualiescola foi iniciado no ano passado na educação de Garanhuns com a proposta de melhorar os índices educacionais através de um planejamento focado nas habilidades em que os estudantes têm maior dificuldade. A Secretaria de Educação já começou o processo para que o município tenha a própria identidade, através de uma lei que vai estabelecer as diretrizes das políticas educacionais.

Fotos: Vinicius Vilela