Mais de 1.100 autorizações são entregues na ação Saúde para Todos

publicado: 23/05/2018 23h42,
última modificação: 23/05/2018 23h42

A Unidade Tripla de Saúde da Cohab II foi a primeira unidade a ser beneficiada

 

por DANIELA BATISTA
fotos CAMILA QUEIROZ
com informações da Secretaria de Saúde
23 de maio de 2018

Com o intuito de promover diversos serviços de saúde para a população de Garanhuns, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a ação “Saúde para Todos”, hoje (23), na Unidade Tripla de Saúde da Cohab II. Além da unidade, a ação também foi promovida na Academia da Saúde do bairro. Segundo a Secretaria, foram entregues cerca de 1.100 autorizações e as filas de espera de ortopedia e oftalmologia da unidade foram zeradas.

Foram oferecidos serviços de saúde bucal, pediatria, obstetrícia, ginecologia, oftalmologia, realização de exames laboratoriais, mamografias, distribuição de preservativos, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C e vacinação contra gripe (Influenza H1N1). O Centro de Controle Ambiental (CCA) promoveu ações da campanha de adoção de cães e gatos, por meio de palestras sobre adoção responsável, e a distribuição do peixe guppy, que atua no combate às larvas do mosquito Aedes aegypti.

A aferição de pressão arterial e exames de glicemia capilar foram realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Garanhuns (Senac). A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) apoiou a iniciativa com a emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e orientações a respeito da atualização de informações do Cadastro Único (Cadúnico). O grupo Batuque realizou oficinas de “musicoterapia”, método que auxilia na reabilitação física, mental e social de pacientes. Além da marcação e autorização de exames.

A secretária de Saúde, Nilva Mendes, ressaltou que a ação será expandida para as demais unidades. “O Saúde para Todos traz inúmeros benefícios para a população. Conseguimos autorizar diversos exames e promovemos muitos tipos de serviços. Estamos planejando esse evento desde o início do ano e iniciamos na Cohab II, mas nosso objetivo é que a cada dois meses essa ação contemple outras unidades, para que todos os moradores de Garanhuns possam ser beneficiados”, explicou.

A cantora, Iranilda Gomes, mora na Cohab 2 há trinta anos e levou seu neto, Cauã, de 13 anos de idade, para uma consulta clínica. “Trouxe meu neto para o médico e ainda aproveitei para pegar o peixe e prevenir minha família de ter dengue. Essa ação foi muito importante e espero que as outras comunidades também possam ter esse projeto”, finalizou.

A Secretaria de Saúde irá divulgar posteriormente o cronograma das próximas unidades a serem alcançadas.