LED chega às Comunidades Quilombolas de Garanhuns

Projeto pioneiro no país melhora infraestrutura e traz mais segurança para a população […]

Leia mais…

publicado: 12/01/2024 12h41,
última modificação: 12/01/2024 12h41

Para muitos pensar em uma Comunidade Quilombola remete à mesma falta de estrutura de séculos passados, mas para a atual gestão municipal de Garanhuns a história é outra. Um conjunto de investimentos tem mudado a realidade desta população, que tem os mesmos direitos e recebe a atenção necessária para avançar, sem perder sua identidade cultural e de luta, que tanto orgulha o município e o país.

Agora, todas as lâmpadas dos postes de iluminação pública estão sendo substituídas por avançadas lâmpadas de LED, fazendo a noite virar dia, levando mais qualidade de vida e segurança para todos. A aprovação foi imediata: “As famílias estão gratas demais!”, “A gente está vendo que não existe diferença entre a comunidade, população quilombola e do campo com quem mora na cidade”. Foram comentários recebidos nas redes sociais da prefeitura. Para o o líder comunitário e vereador Marinho da Estiva, as comunidades quilombolas de Garanhuns são (provavelmente) as primeiras do país a receberem este investimento do poder público.

O prefeito Sivaldo Albino faz questão de reafirmar o conjunto de medidas que buscam beneficiar a população quilombola do município, a exemplo também da construção do CRAS Quilombo, que levará mais cidadania e conforto para todos, no apoio à inclusão aos programas sociais, a parceria com as famílias do campo, disponibilizando tratores para aração e apoio técnico aos agricultores, as requalificações das escolas da rede municipal de ensino e das Unidades Básicas de Saúde, também nos distritos e Zona Rural, e ainda a pavimentação da estrada que liga o Castainho à Cohab 2, ou seja, à cidade, melhorando o tráfego para a população. “São obras e ações que fazem uma justiça histórica, não se explica por tanto tempo a população quilombola não receber investimentos em infraestrutura e serviços de qualidade. Sempre pensei assim, como deputado colocamos emenda para trazer a água encanada da Compesa para as comunidades quilombolas, e continuamos nesta luta, agora na prefeitura. E vamos fazer mais, mais projetos que beneficiam os distritos, a zona rural e as comunidades quilombolas”.

O Programa LED PARA TODOS está chegando em todos os bairros, distritos e comunidades do município. É o Maior Programa de Iluminação Pública da história de Garanhuns. PARA TODOS, como tem que ser!