Índice de infestação do Mosquito da Dengue registra nova queda em Garanhuns

publicado: 30/07/2014 19h47,
última modificação: 04/09/2014 16h41

Índice de Infestação Predial teve redução global de 1,5 % num período de dois meses, no município

O Índice de Infestação Predial (IIP), do mosquito da dengue, em Garanhuns, reduziu consideravelmente. O número passou de 3,9%, em maio, para 2,4% neste mês de julho. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de um índice de 1,0%. Os números são da Coordenação do Programa Municipal de Controle da Dengue.

Neste último levantamento, no bairro Manoel Chéu, por exemplo, a redução foi ainda mais significativa, passando de 20,9% no mês passado, para 8,8%. O educador em Saúde, Eliel Duarte, fala sobre o resultado positivo. “No último levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti, o quarto ciclo, tivemos uma redução significativa, levando-se em consideração o período chuvoso, com dias de sol, período de Festival, e o aumento da produção de lixo descartável. Contamos com a participação intersetorial nas ações de controle de focos do mosquito para conquistar essa meta”, comenta.

Além das estratégias de eliminação de focos e prevenção da doença realizada pela equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses, vinculada ao Programa Municipal de Controle da Dengue, há o apoio da V Gerência Regional de Saúde (Geres), coleta pública de lixo, coordenações e equipes da Atenção Básica e dos postos de saúde.

Ações foram intensificadas, em pontos estratégicos, para coibir o número de criadouros dos mosquitos por meio de uma equipe de agentes de endemias especializados. “A Secretaria da Saúde de Garanhuns se mantém vigilante, investindo no recurso humano, na certeza de atingir com sucesso as metas no controle da dengue, porém é necessário também, a atenção da população para os cuidados contra a disseminação da doença”, salienta o secretário de Saúde, Arlindo Ramalho.

Texto: Ruthe Santana
Ruthe Santana | (87) 3762.0109