GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Educação Imunização contra HPV acontece nas UBS’s de Garanhuns

Educação

Imunização contra HPV acontece nas UBS’s de Garanhuns

A campanha foi encerrada nas instituições de ensino, alcançando mais de 1.500 meninas do Município A imunização contra o Papiloma Vírus Humana (HPV), que é direcionada, neste ano, a meninas de 9 a 11 anos de idade, alcançou 42,7% do seu...

Publicado em

A campanha foi encerrada nas instituições de ensino,
alcançando mais de 1.500 meninas do Município

A imunização contra o Papiloma Vírus Humana (HPV), que é direcionada, neste ano, a meninas de 9 a 11 anos de idade, alcançou 42,7% do seu público-alvo, em Garanhuns. A campanha nacional de vacinação, que iniciou no dia 11 de março, imunizou, ao total, 1.529 meninas. A campanha foi realizada em todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Garanhuns, com o objetivo de prevenir contra o câncer de colo do útero. A campanha foi encerrada ontem (31), nas instituições de ensino, porém, segue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para alcançar todo o público destinado.

O Ministério da Saúde garante que a imunização contra HPV tem eficácia comprovada para proteger as mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus. Em março de 2014, a vacina foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação, quando a faixa etária compreendia meninas que estavam entre 11 e 13 anos de idade. Neste a ano, a campanha foi ampliada, passando a disponibilizar as doses para as que têm entre 9 e 11 anos de idade. E por mulheres que têm até 26 anos de idade e convivem com HIV, possuírem uma maior probabilidade em desenvolver o câncer de colo de útero, a vacina também, está disponível para esse público. Em 2016, as vacinas começarão a ser aplicadas nas meninas que completam 9 anos de idade.

Apesar da campanha já ter sido encerrada nas instituições de ensino, pouco mais da metade do público-alvo ainda não foi imunizado. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaella Menezes, pede a atenção da população quanto a importância da vacina. “O câncer de colo do útero está em terceiro lugar dos que mais matam mulheres no Brasil, por isso alertamos para essa prevenção, por ser a vacina, a melhor forma de prevenir”, afirma. Para receber a vacina, é necessário comparecer a alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), munido de cartão de vacinação e o documento de identificação da menina.

Imunização contra HPV acontece nas UBS’s de Garanhuns 2


Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste