Imunização contra HPV acontece nas escolas de Garanhuns

publicado: 24/09/2015 15h04,
última modificação: 24/09/2015 15h04

A campanha está sendo executada nas instituições de ensino do município 

A Campanha Nacional contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) está sendo realizada nas escolas da Rede Estadual e Municipal de Ensino e, também, nas instituições de ensino particulares, que possuem estudantes na faixa etária indicada à imunização. O público-alvo da campanha neste ano são as meninas entre 9 e 11 anos de idade. A meta, estabelecida pelo Ministério de Saúde (MS) é vacinar, no mínimo, 80% das adolescentes, o que totaliza, em Garanhuns, 2.931 vacinados. Até o momento, aproximadamente 100 meninas foram imunizadas. A segurança e eficácia da vacina são garantidas pelo Ministério da Saúde.

O intuito da campanha é garantir a proteção contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), responsável por provocar o câncer de colo do útero. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Garanhuns explora essa importância. “Essa vacina protege as meninas contra o câncer do colo do útero, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A gente lembra também que somente a primeira dose não protege contra o vírus, por isso é necessário que a segunda dose também seja ministrada, para garantir a eficácia da imunização”, afirma Rafaella Menezes.

Apesar da vacina, que faz parte do Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS), está disponível nas unidades de saúde durante o ano todo, é necessário que a população esteja atenta às datas. O secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, reforça essa necessidade. “Mesmo tendo essa vacina sempre disponível nos postos, as meninas devem seguir o cronograma de intervalo entre uma dose e outra para que a proteção funcione. As adolescentes que já tomaram a vacina a cinco meses atrás, precisam agora receber a segunda dose”, afirmou.

Além das instituições de ensino, a vacina contra HPV está disponível nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nos dois pontos de apoio de Garanhuns. Para ser imunizada, é necessário que a adolescente esteja munida de sua caderneta de vacinação. 

Papiloma Vírus Humano – O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.


Texto e foto: Ruthe Santana
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)