II Semana de Conscientização e Combate ao Racismo é aberta em Garanhuns

Evento realizado na Câmara Municipal contou com diversas homenagens e apresentações culturais. Semana segue até o dia 21 de março […]

Leia mais…

publicado: 15/03/2023 12h18,
última modificação: 15/03/2023 12h18

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promove a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Racismo. A abertura oficial foi realizada na manhã desta terça-feira (14), na Câmara de Vereadores de Garanhuns. Este ano, o evento tem como tema: “A importância da mulher preta na história da nossa cidade” e homenageia três mulheres inspiradoras: Dona Mira do quilombo Estivas, Dona Valda do Castainho e Mãe Neném dos povos de terreiro. A manhã foi marcada por homenagens e apresentações culturais.

O Prefeito Sivaldo Albino esteve presente na abertura. O gestor falou da necessidade de unir governo e sociedade na luta contra o racismo: “Esse é um desafio que a gente precisa enfrentar e que não podemos descansar em momento algum. Que possamos nos unir contra o racismo, mas também promover políticas públicas que valorizam e fortalecem os povos tradicionais. A nossa missão é se fazer sempre presente nas comunidades e em ações de políticas públicas que possam valorizar todos os povos e dar direito a quem tem direito”, frisou Albino.

“O papel da Assistência Social também é o de unir e integrar, nós queremos dialogar com todos porque cuidamos dos Direitos Humanos. O Governo, que está entregando muitas obras na cidade não está esquecendo do essencial que é cuidar das pessoas. Estamos juntos contra a discriminação e o preconceito racial”, comentou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira.

Também estiveram presentes na mesa de abertura, o presidente da Câmara de Vereadores, Luizinho Roldão; o vereador, Juca Viana, autor do projeto de Lei que reivindicava a realização da semana; as Vereadoras Fanny Bernal e Luzia da Saúde, além da coordenadora das ações de Direitos Humanos da SASDH, Aline Lima; do advogado Rafael Lopes de Andrade, palestrante da manhã; do vice-presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB-Gus, André Guilherme; do neto de Dona Mira e filho de Dona Valda, o ex-vereador Marinho da Estivas; Dona Flor, líder do quilombo Caluête e Pai Zan, do terreiro Casa de Oxum.

A semana segue com vasta programação até o dia 21 de março. Nesta quarta-feira (15), haverá a exibição de documentários com temáticas relacionadas à semana, no Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios (CPC) do Sesc, com sessões a partir das 14h e das 17h. Os documentários foram produzidos pela cineasta Juliana Lima.

Fotos: Vinícius Vilela