GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde I Seminário Municipal de Saúde da População Negra é realizado em Garanhuns

Saúde

I Seminário Municipal de Saúde da População Negra é realizado em Garanhuns

Lideranças locais, profissionais, gestores e estudantes da área da saúde participarão do encontro O I Seminário Municipal de Saúde da População Negra de Garanhuns será realizado no dia 16 deste mês. O objetivo do encontro é debater a Política Nacional...

Publicado em

Lideranças locais, profissionais, gestores e estudantes da área da saúde participarão do encontro

O I Seminário Municipal de Saúde da População Negra de Garanhuns será realizado no dia 16 deste mês. O objetivo do encontro é debater a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), discutindo a implantação da política no município de Garanhuns, com a finalidade de fortalecer a atenção à saúde da população negra. O encontro é direcionado à lideranças locais, profissionais, gestores e estudantes da área da saúde. O seminário será realizado na Câmara Municipal de Vereadores Casa Raimundo de Moraes, das 8h até às 13h.

De acordo com dados do IBGE, Garanhuns possui uma população de mais de 60% de pessoas pretas e pardas e várias comunidades remanescentes de quilombos. O secretário de Saúde de Garanhuns fala sobre a importância do seminário. “O município de Garanhuns, por sua formação histórica, social e econômica do estado, é constituído e desenvolvido nesse cenário de vulnerabilidades históricas da população negra. Diante disso, sentimos a necessidade em promover um diálogo e realizar ações no sentido de implantar e implementar ações convergentes, para fortalecer a atenção à saúde dessa população, aqui em Garanhuns”, afirmou Alfredo de Góis.

O foco central do seminário é a discussão sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e, em especial, a atenção à saúde de pessoas com doença falciforme, enquanto política do SUS, facilitando assim, a compreensão dos participantes sobre os sintomas e estratégia de garantia de direitos. No seminário, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra será divulgada. Haverá um momento de formação para os agentes públicos e gestores de saúde, sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, com atenção aos agravos prevalentes nessa população, e será estabelecido um canal de diálogo entre os servidores, gestores e população local, como possibilidade de fortalecimento das ações.

A iniciativa da realização do I Seminário Municipal de Saúde da População Negra é do Comitê Impulsor da Marcha das Mulheres Negras e da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo, da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Garanhuns.


Texto: Ruthe Santana
Foto: Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste