publicado: 16/10/2015 13h36,
última modificação: 16/10/2015 13h36

O encontro teve o objetivo de debater a Política Nacional
de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN)

O I Seminário Municipal de Saúde da População Negra de Garanhuns foi realizado hoje (16), no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O encontro teve como objetivo debater a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), discutindo a implantação da política no município de Garanhuns, com a finalidade de fortalecer a atenção à saúde da população negra. Lideranças locais, profissionais, gestores e estudantes da área da saúde participaram do momento. O seminário iniciou ás 9h e seguiu até às 13h.

Para o secretário-executivo da Saúde de Garanhuns, Harley Davidson, que na ocasião estava representando o secretário de Saúde Alfredo de Góis, avaliar a questão da saúde da população negra é considerar o contexto ao qual essa sociedade está inserida. “Quando nós tratamos da saúde da população negra, na verdade nós estamos resgatando fatos históricos e nós temos que considerar toda essa questão de exclusão, de dificuldade de acesso e outros problemas que essa população enfrenta. Então nesse seminário nós pudemos discutir, refletir e planejar tomadas de decisões que venham diminuir esses agravos que são acometidos à população negra. Dessa forma, poderemos ofertar uma assistência à saúde mais inclusiva, com mais acesso e com mais qualidade para essa população”, afirmou Harley.

O foco central do seminário foi discutir sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e, em especial, a atenção à saúde de pessoas com doença falciforme, enquanto política do SUS, facilitando assim, a compreensão dos participantes sobre os sintomas e estratégia de garantia de direitos. No seminário, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi divulgada. Houve, também, um momento de formação para os agentes públicos e gestores de saúde, sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, com atenção aos agravos prevalentes nessa população, e foi estabelecido um canal de diálogo entre os servidores, gestores e população local, visando o fortalecimento das ações.

A iniciativa da realização do I Seminário Municipal de Saúde da População Negra é do Comitê Impulsor da Marcha das Mulheres Negras e da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo, da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Garanhuns.

IMG_1350 IMG_1353 IMG_1358 IMG_1361

Texto e fotos: Ruthe Santana