I Seminário do Núcleo de Enfrentamento à Violência ao Idoso acontece quarta-feira (02)

publicado: 01/09/2015 09h05,
última modificação: 01/09/2015 09h07

O momento é direcionado aos profissionais das secretarias de Saúde e Assistência Social

No mês de setembro, o Núcleo de Enfrentamento à Violência ao Idoso de Garanhuns (Neviga) completa um ano desde sua implantação no município. Na próxima quarta-feira (02) será realizado o I Seminário do Neviga. O momento, que acontecerá no Chalé Recepções II, no bairro Heliópolis, é direcionado aos profissionais das secretarias de Saúde e Assistência Social. As inscrições serão realizadas no local do evento, a partir de 8h. Em média, 200 servidores participarão do seminário.

O Neviga, que tem o objetivo de prevenir a violência e promover o bem-estar e uma melhor qualidade de vida aos idosos, realizará esse seminário com o objetivo de esclarecer aos profissionais o papel dos órgãos que lidam com o idoso. “Será um momento de construção, para esses profissionais tirarem dúvidas diretamente com os órgãos responsáveis. Nós temos obtido resultados muito positivos em Garanhuns, depois da implantação do núcleo. Então nesse seminário iremos também falar sobre esses avanços”, comenta a coordenadora do Neviga, Bruna Paixão.

Após a mesa redonda de abertura, será iniciada uma palestra sobre o papel do Ministério Público na atuação de recebimento de denúncias contra a pessoa idosa. A temática será conduzida pelo promotor de Justiça da Comarca de Garanhuns, Domingos Sávio, e pela coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa do Estado de Pernambuco, Yélena de Fátima. Em seqüência, o delegado seccional de Garanhuns, Flávio Pessoa, falará sobre como a Polícia Civil atua no recebimento de denúncias de casos de violência contra o idoso.

“Violência contra a Pessoa Idosa e Ficha de Notificação de Violência” é o tema da terceira palestra, que será ministrada por Renata Vieira e Caroline Souto, que são técnicas da Vigilância de Violências (SES/PE). Após isso, a psicóloga do Creas Municipal, Aline Rafaela, irá ministrar uma palestra sobre a atuação da equipe do Creas no acompanhamento dos casos de idoso com seus direitos violados. Para encerrar o seminário, a equipe do Neviga irá falar sobre o que avançou em Garanhuns após a implantação do núcleo.

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico