Homenagens e presença de autores de Garanhuns marcam programação da Praça da Palavra no FIG

Rodas de diálogo com autores e lançamento de livro sobre os 30 anos do Festival de Inverno de Garanhuns foram realizados ontem (28)
[…]

Leia mais…

publicado: 29/07/2022 21h51,
última modificação: 29/07/2022 21h51

A noite desta quinta-feira (28) foi marcada por homenagens na programação da Praça da Palavra Carolina Maria de Jesus. O espaço que é montado para fortalecer, trazer novidades e discussões sobre o campo literário, apresentou debates importantes sobre o cenário garanhuense e também pernambucano.

Lançado neste mês de julho, o livro “Festival de Inverno de Garanhuns – 30 anos do maior festival de arte, cultura, formação e diversidade da América Latina”, ganhou ainda mais destaque com a realização de um bate-papo. Participaram da conversa o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa; a jornalista Michelle de Assumpção, coordenadora da publicação; Marcelo Pereira, Presidente do Conselho Editorial da Cepe; Renato Carvalho, Gerente de Políticas Culturais da Secult; e Tereza Amaral, gestora cultural e Coordenadora de Cultura Popular da Secult-PE. O livro sobre o FIG não será comercializado, e sim, distribuído pela Secult em algumas ações durante o festival. Em breve, haverá uma edição eletrônica da publicação, que estará disponível no site da Secult-PE e também da Cepe Editora.

Também na noite desta quinta-feira foi realizado um momento de conversa com o autor garanhuense Nivaldo Tenório, homenageado pela Cepe Editora na Praça da Palavra nesta edição. O bate-papo foi sobre o livro “Verão” e contou com a interação do público. Nivaldo Tenório é formado em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE), e publicou “A grande torre” (2002), “Dias de febre na cabeça” (u-Carbureto, 2012 e segunda edição pela Confraria do Vento, 2014)), e “Ninguém detém a noite” (Confraria do Vento, 2017).

O polo literário também abriu espaço para uma conversa sobre o trabalho de Fernanda Limão, Carla Montanha e Matheus Rocha, mediada por Roberto Azoubel e Marília Mendes. A ação chamada Quintal do Bandeira, que é uma iniciativa da Secult PE e Espaço Pasárgada, trouxe um diálogo sobre a carreira dos escritores da cidade.

Fotos: Ailton Vieira

Comunicação do FIG 2022 | Prefeitura de Garanhuns