Gonzaga de Garanhuns recebe o Título de Notório Saber em Cultura Popular

Em 2018, o mestre do reisado também foi eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco […]

Leia mais…

publicado: 19/08/2021 14h54,
última modificação: 11/09/2021 02h18

O mestre do Reisado, Luiz Gonzaga de Lima, mais conhecido como Gonzaga de Garanhuns, recebeu na semana passada o Título de Notório Saber em Cultura Popular, concedido pela Universidade de Pernambuco (UPE). A entrega foi realizada para 25 mestres de diferentes áreas de expressão, como música, dança e teatro. A cerimônia aconteceu na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, no Recife.

Gonzaga foi reconhecido pela trajetória na poesia popular, o novo título reconhece os mestres e mestras da cultura popular numa perspectiva acadêmica e profissional. A escolha dos homenageados foi feita a partir de um edital lançado em fevereiro de 2020.

O mestre do reisado, que atua há mais de 60 anos, também é como escritor e cordelista. Em 2018, foi eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). “Estou muito contente por levar as belezas que Garanhuns tem. Agora são dois títulos importantes que tenho na minha vida: título de Patrimônio Vivo e Notório Saber”, expressou Gonzaga de Garanhuns.

Fotos: PH Reinaux Fundarpe / Secult PE