GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Notícias Gestores de saúde pública de todo estado se reúnem em Garanhuns

Notícias

Gestores de saúde pública de todo estado se reúnem em Garanhuns

Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, dois eventos do setor estão sendo realizados até este sábado (8) no município por EDMÉA UBIRAJARA 7 de abril de 2017 A abertura oficial do IX Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do...

Publicado em

Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, dois eventos do setor estão sendo realizados até este sábado (8) no município

por EDMÉA UBIRAJARA
7 de abril de 2017

A abertura oficial do IX Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco e do 64º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco foi realizada nesta quinta-feira (6) no Sesc Garanhuns. Apesar do início oficial das atividades ter sido apenas à noite, desde a manhã de ontem o evento já movimentava o setor de saúde pública do Estado. De acordo com a presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), Gessyane Vale Paulino, o ambiente acolhedor do município e o apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde foram essenciais para a realização do evento. A programação segue até o sábado (8), no mesmo local.

Gessyane explica que o objetivo do Congresso é trocar ideias e ter mais conhecimento com relação à condução das políticas de saúde a temas relacionados à saúde da mulher e da criança, aos hospitais, à Central de Regulação e às consultas e aos exames especializados. “Estamos aqui fazendo uma discussão e aprofundando alguns conteúdos, repassados pelo Ministério da Saúde e também pela Secretaria Estadual de Saúde, para que a gente possa ter uma boa condução da política de saúde do Estado de Pernambuco”, ressaltou. A presidente acrescenta que, também no Congresso, será realizada a eleição da nova diretoria do Cosems-PE, composta por cinco diretores, três membros do Conselho Fiscal e a representação dos vice-regionais de cada uma das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado.

  

De acordo com a presidente do Cosems-PE, Garanhuns foi escolhida como sede pela característica acolhedora e por possuir estrutura de hospedagem e restaurantes suficiente para o público do evento. “A Prefeitura e a Secretaria de Saúde possibilitaram a estruturação e a organização do evento. Aproveito para agradecer ao gestor municipal e ao secretário por nos acolher aqui de forma calorosa”, disse. A fala de Gessyane faz referência ao secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, também membro da diretoria do Cosems-PE, que pleiteou junto ao Conselho que Garanhuns fosse a sede do Congresso. “É muito importante para a cidade receber um evento desse porte. Unimos esforços para tornar a estadia de todos satisfatória e atingir os objetivos do evento, colaborando para o fortalecimento da saúde pública em Pernambuco”, afirmou.

A expectativa de público é de 250 pessoas, dos 185 municípios pernambucanos, e parte deles já esteve presente na manhã da quinta-feira. As atividades realizadas durante todo o dia abordaram temas como a atenção especializada ambulatorial e o papel das Unidades de Pronto Atendimento Especializado (UPAE), o planejamento e a gestão financeira, a Rede Cegonha e as especificidades e a integração nos serviços de saúde da Vigilância em Saúde. Ainda foram assuntos dos cursos temáticos a Rede Psicossocial e as alternativas de avanço nesse setor, bem como a política nacional de práticas integrativas e complementares. À tarde, foram discutidas as perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS) na atual conjuntura do país.

COSEMS Abertura - Edmea Ubirajara - 060417 (34) COSEMS Abertura - Edmea Ubirajara - 060417 (4) COSEMS Abertura - Edmea Ubirajara - 060417 (50) COSEMS Abertura - Edmea Ubirajara - 060417 (1)

Durante o lançamento oficial, ontem à noite, estiveram presentes autoridades do setor da Saúde a nível estadual e nacional. Além da diretoria do Cosems-PE, fizeram parte da mesa de honra o representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Williams Freire Bezerra; o secretário estadual de Saúde, Iran Costa Júnior; o promotor de Justiça, representante do Ministério Público de Pernambuco, Édipo Soares Cavalcante Filho; o representante do Conselho Estadual de Saúde, Euclides Monteiro Neto; e a presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Carla Patrícia Gomes.

Em sua fala, Williams Freire convidou a todos para o Congresso Nacional dos Secretários de Saúde e aconselhou os pretendentes à diretoria do Cosems-PE. “Busquem o diálogo para as eleições que serão realizadas ainda aqui em Garanhuns. Através do entendimento, a categoria só tende a crescer e se fortificar”, declarou. Já o secretário de Saúde de Pernambuco destacou o momento delicado vivido pelo Sistema Único de Saúde em todo o país, fato que, segundo ele, reflete no âmbito estadual. “É necessário, sim, um investimento maior na saúde e peço desculpas pela situação de devedor (do Estado) aos municípios. Estamos em um dos piores momentos do SUS, mas destaco sempre que o SUS é um vitorioso. Hoje só posso desejar que a unidade prevaleça na construção do Cosems, que é uma das principais entidades de saúde do nosso estado”, finalizou.

Após os pronunciamentos, todos participaram de um coquetel animado pela Orquestra Manoel Rabelo. A programação do IX Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco e do 64º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco continua até o sábado (8).

Fotos: Edméa Ubirajara/Secom PMG

Redimensionar Fonte
Contraste