Garanhuns / Servidores recebem formação na Semana da Pessoa com Deficiência

Profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos contaram com orientações sobre convivência e atendimento às pessoas com deficiências […]

Leia mais…

publicado: 23/08/2021 16h30,
última modificação: 23/08/2021 16h30

Seguindo com a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) receberam nesta segunda-feira (23), no auditório da Aesga, palestras sobre a pessoa com deficiência e o funcionamento de serviços ofertados pela pasta. A iniciativa foi uma realização do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud), em parceria com a SASDH e a comissão de acessibilidade da Câmara de Vereadores.

Dando início ao momento, a coordenadora da Casa dos Conselhos Rita de Cássia, trouxe para os servidores uma palestra sobre dicas de convivência com a pessoa com deficiência. O evento também contou com orientações sobre mobilidade e atendimento à pessoa surda, além de informações sobre a central de libras e o setor de acessibilidade. Na ocasião, o conselheiro do Comud, Luiz de Barros, falou sobre a experiência dele enquanto pessoa com deficiência múltipla, apresentando também os instrumentos utilizados por uma pessoa cega para escrever.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Eliane Madeira, esteve na abertura conversando com os servidores sobre o papel da Secretaria com as pessoas mais vulneráveis. “O maior problema que nós temos é o da escuta: precisamos parar e ouvir as pessoas que infelizmente estão invisíveis na sociedade. É a pessoa com deficiência, é a comunidade LGBTQIA+, são as pessoas que estão na rua e tantos outros exemplos. Este é o nosso principal papel: ouvir e colocar à disposição de todos os nossos serviços”, comentou.

Fotos: Divulgação – Secom