GARANHUNS / Semana de Conscientização do Autismo será realizada de forma 100% on-line

Com palestras transmitidas pelo YouTube, evento acontece de 05 a 09 de abril […]

Leia mais…

publicado: 02/04/2021 23h49,
última modificação: 02/04/2021 23h49

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é vivenciado neste dia 02 de abril e, em Garanhuns, tem início na próxima segunda-feira (05), a X Semana de Conscientização do Autismo. Com o tema “Nossa luta não pode parar”, o evento que é gratuito e acontece de forma 100% on-line devido a pandemia, contará com palestras transmitidas pelo YouTube. A semana tem o apoio da Prefeitura de Garanhuns.

Os desafios enfrentados por pessoas com autismo no Brasil e no mundo são os mais diversos: estigmas, preconceitos e a falta de acesso a serviços especializados são exemplos. Foi com o intuito de ajudar as famílias nessa missão, que a cirurgiã dentista Rennata Amorim e mãe do adolescente autista Antônio Lucas, de 17 anos, criou o grupo “Autismo em foco”. “Cerca de 250 famílias interagem em um grupo de Whatsapp criado em 2018. Lá nós trocamos experiências, dividimos nossas dores e nos ajudamos também. Esse evento vem para consolidar todo o aprendizado e nossa luta diária nos últimos 3 anos”, comenta Rennata.

Importantes temas serão abordados no evento, como a “Musicoterapia e Autismo” e a “Intervenção ABA e o papel do acompanhante terapêutico”. Para participar da iniciativa, basta se inscrever no canal do YouTube Autismo em Foco e ativar as notificações para não perder as palestras. O evento segue até o dia 09 de abril e terá certificado de participação emitido pela Universidade de Pernambuco (UPE). Na ocasião, também será apresentada o projeto “Casa Azul”, da Associação de mães e pais de autistas.

Confira a programação completa:

• Segunda-feira (05) – 20h às 21:30h.
Palestra: “A difícil arte de ser mãe”. (Rennata Amorim – cirurgiã dentista, mãe do adolescente autista Antônio Lucas);

• Terça-feira (06) – 19h às 20h.
Palestra: “Superação e dificuldades vivenciadas por um autista nível 1”. (João Victor Santiago Brandão – estudante, autista de 19 anos, e Ana Cláudia Santiag (mãe de João Victor, professora de Educação Inclusiva e pós-graduada em TEA);

• Quarta-feira (07) – 20h às 21:30h.
Palestra: “Musicoterapia e Autismo: da avaliação à intervenção (Bruno Verga e Amanda Pontual musicoterapeutas);
• Quinta-feira (08) – 20h às 21h.
Palestra: “Intervenção ABA e o papel de Acompanhante Terapêutico” (Lucelmo Lacerda – Doutor em educação e Tatyana Simões – acompanhante terapêutica);

• Sexta-feira (09) – 20h às 21:30h
Palestra: “Reconhecimento, avanços e direitos da pessoa com Autismo” (Jarbas Trindade – Advogado, coordenador do COMUD)
Apresentação do projeto “A Casa Azul”, da Associação de mães e pais de autistas