Garanhuns / Secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico faz visita ao Centro Técnico de Laticínios do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep)

Encontro técnico já é fruto de reunião com setor lácteo realizada na última sexta (16) […]

Leia mais…

publicado: 23/07/2021 19h12,
última modificação: 23/07/2021 19h12

O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, Alexandre Marinho, visitou o Centro Técnico de Laticínios do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) no início da semana. O objetivo da reunião foi aproximar as instituições e criar elos para parcerias visando ao desenvolvimento do setor lácteo no município. O contato havia sido iniciado na última sexta (16), quando a pasta reuniu produtores e instituições do segmento. O desenvolvimento das atividades econômicas ligadas à bacia leiteira é uma das prioridades do prefeito Sivaldo Albino como estratégia para alavancar a economia de Garanhuns e região.

Alexandre Marinho foi recebido pela médica veterinária Vânia Lemos, responsável pelo CT Laticínios/Itep. Foi apresentada a estrutura do CT, o Museu do Queijo de Coalho e, em seguida, foram discutidos gargalos e demandas do setor de laticínios. O empreendedorismo local também foi tema, já que Garanhuns possui uma produção de queijos finos. O secretário ficou impressionado com o suporte do Itep aos queijeiros.

“É muito bom perceber que apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo setor, alguns empresários perseverantes estão conseguindo avançar e produzir queijos de qualidade, que brevemente estarão no mercado como complemento aos bons vinhos que Garanhuns começará a produzir a partir do próximo ano”, afirmou Marinho.

De acordo com Vânia Lemos, o Itep começou com uma configuração voltada para formação, mas depois migrou para um centro de apoio para os laticinistas. A instituição está animada com o novo momento do turismo em Garanhuns.

“Hoje temos um grupo de empresários que vêm pra fábrica e estão desenvolvendo produtos e negócios. A gente vislumbra uma nova Garanhuns, com um toque mais forte no seu turismo especializado voltado para os vinhos, o que faz com que o queijo acompanhe também. A reunião foi extremamente positiva”, disse Vânia.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns