Garanhuns recebe programa “Amigo do Peito”

publicado: 20/10/2015 15h43,
última modificação: 20/10/2015 15h44

Ação é levada para distrito de Miracica e São Pedro

Dois dos distritos de Garanhuns, Miracica e São Pedro, receberam ontem (19) e hoje (20), respectivamente, o caminhão do Mamógrafo Móvel “Amigo do Peito”. No total, 160 exames de mamografia foram realizados em mulheres acima de 50 anos de idade. O objetivo da ação é prevenir o câncer de mama diagnosticando com rapidez e qualidade, bem como aumentando a oferta, agilizando e diminuindo os custos de deslocamento das mulheres. O programa “Amigo do Peito” é uma realização da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de Garanhuns.

Para o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, um dos vários pontos positivos desse programa é poder levar os serviços de saúde para as comunidades mais afastadas. “Nós disponibilizamos esse serviço aqui no distrito de Miracica e São Pedro pela necessidade do deslocamento das pessoas, então como temos essa dificuldade das pessoas se deslocarem até o serviço, nós trouxemos os serviços até a comunidade. São serviços importantíssimos não só por esse mês estarmos vivenciando o “Outubro Rosa”, mas tem que ser um trabalho contínuo. Durante esse mês, apenas fortalecemos esse trabalho para conscientizar a população a respeito desses exames”, afirmou Alfredo.

Dona Maria, que tem 57 anos de idade, foi uma das beneficiadas pelo serviço do programa “Amigo do Peito” e comentou sobre a relevância do exame e a facilidade do serviço, por meio da ação. “Fazer esse exame é muito importante, pois é uma prevenção que nós temos. Nós sabemos que o câncer está muito avançado, então poder aproveitar essa oportunidade aqui pertinho da gente é melhor ainda. Essa já é a segunda vez que faço e acho indispensável passar por essa prevenção, por isso encorajo as outras mulheres a também fazerem”, ressaltou.

IMG_3834 (1) IMG_3838


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Jacqueline Menezes
Fotos: Luanny Porto
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)