Garanhuns recebe Homem da Meia Noite para entrega do fraque que vai marcar o retorno do Carnaval em Pernambuco

Cortejo do encontro dos relógios será realizado em fevereiro de 2023, no dia do aniversário do gigante que é Patrimônio Vivo do estado […]

Leia mais…

publicado: 29/11/2022 13h25,
última modificação: 29/11/2022 13h25

O Clube de Alegoria e Crítica Homem da Meia Noite anunciou, em coletiva nesta terça-feira (22) em Olinda, parceria com a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, para o Carnaval 2023. O aniversário do calunga será comemorado em Garanhuns, em um grande encontro dos relógios, entre os dias 01 e 02 de fevereiro. Uma das tradições do Homem da Meia Noite é o mistério do fraque utilizado em cada ano e, em 2023, a roupa será entregue em um grande cortejo na Cidade das Flores.

“É uma grande satisfação para Garanhuns receber um símbolo de tamanha importância para a cultura do nosso estado. A nossa gestão abraçou a ideia e faremos uma grande celebração na nossa cidade. Será um grande incremento para o nosso turismo e mostra que estamos conseguindo inserir Garanhuns em um mapa muito importante dos grandes eventos de Pernambuco”, afirmou Sivaldo Albino, prefeito de Garanhuns.

Tudo começará na noite do dia 01 de fevereiro com um grande cortejo carnavalesco que contará, além do calunga, com os homenageados ‘Eu Acho É Pouco’, ‘Boi da Macuca’, o Homem da Paz, entre outros. Pontualmente à meia noite do dia 02 de fevereiro a designer Jaque Tamboo entregará simbolicamente o fraque de 2023 em frente ao Relógio de Flores. Teremos o corte do bolo e mais uma novidade: Helder Vasconcelos, grande artista nascido em Garanhuns e conhecido pelo Cavalo Marinho e Maracatu Rural, será um dos homenageados do Homem da Meia Noite em 2023 e fará uma apresentação especial após o corte do bolo.

“Garanhuns será a segunda cidade a receber este momento tão importante para o Homem da Meia Noite que é a entrega da roupa. Pensamos que tem tudo a ver o Relógio de Garanhuns e faremos assim um grande encontro dos relógios. Tenho certeza que a cidade, que é polo de uma região tão importante, reunirá milhares de brincantes para este momento especial”, afirmou Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia Noite.

Em breve serão divulgados os detalhes do percurso do cortejo, horário e local de saída, entre outras informações. De acordo com a secretária de Cultura de Garanhuns, Sandra Albino, a vinda do Homem da Meia Noite reforça a importância cultural que o município tem no estado.

“Garanhuns, com suas tantas tradições culturais e seu clima que o diferencia em todo estado, recebeu com muita alegria esta parceria com o Homem da Meia Noite. Apesar de não termos a tradição recente do Carnaval, nossa gente é apaixonada pelas manifestações culturais do nosso estado e será uma honra ter uma de suas grandes representantes conosco em 2023. O nosso relógio ficará feliz como nunca de ver bater a meia noite com tudo que o calunga representa”, afirmou a secretária.

Fotos: Ailton Vieira