Garanhuns realiza mais um casamento civil comunitário

A cerimônia aconteceu em um dos mais belos atrativos turísticos de Garanhuns: o Parque Ruber Van der Linden (Pau Pombo)
[…]

Leia mais…

publicado: 13/05/2023 12h43,
última modificação: 13/05/2023 12h43

37 casais disseram o “sim” na tarde desta quinta-feira (11), em uma cerimônia de Casamento Civil Comunitário. O momento foi uma realização do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), além dos Cartórios de Registro Civil, 1ª e 2ª zonas. A cerimônia aconteceu em um dos mais belos atrativos turísticos de Garanhuns: o Parque Ruber Van der Linden (Pau Pombo).

Com a condução das Juízas, Maria Betânia Duarte Rolim (coordenadora do Cejusc) e Zélia Maria Melo, juíza da 2ª Vara de Família de Garanhuns, os casais tiveram a oportunidade de realizar o sonho de oficializar o matrimônio: “Muitos casais aqui, talvez a maioria, já vivem juntos há um bom tempo, porém não tiveram a oportunidade de concretizar a união. Este evento é também uma ação social de grande relevância para o município”, frisou Rolim.

O Prefeito Sivaldo Albino e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira, marcaram presença na ocasião. Albino aproveitou o momento para parabenizar os casais e reforçar a importância das parcerias na realização de projetos como o Casamento Comunitário: “É de grande alegria para nós poder realizar este evento ao lado do Cejusc e dos Cartórios de Registro Civil, pois sabemos que muitos, por questões financeiras, não conseguiram ao longo de suas vidas realizar o sonho do matrimônio. Que bom que hoje quase 40 casais vão poder iniciar um novo ciclo”, destacou.

Um exemplo de anos de convivência, mas sem a formalização é o do casal Quitéria Marques, 63 anos e Cícero Alves de 71 anos. “Nós já moramos juntos há 26 anos e sempre tivemos o sonho de casar. Fizemos a inscrição pra começar agora uma vida nova, no papel, e se Deus quiser vamos ficar juntos por muito mais tempo”, comemorou emocionado o senhor Cícero. Além de todo o apoio das inscrições nos CRAS, a SASDH também organizou toda a estrutura no Pau Pombo, lembranças, bolo e decoração.

Fotos: Hilton Marques e Thomas Ravelly