Garanhuns realiza Dia D do Outubro Rosa

publicado: 26/10/2016 18h25,
última modificação: 27/10/2016 08h35

Aproximadamente 300 pessoas participaram da ação

Por RUTHE SANTANA

Rosa é a cor que Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, se veste durante o mês de outubro. E hoje (26), promovendo o Dia D do Outubro Rosa, essa cor só poderia ser ainda mais intensificada. Com a perspectiva de chamar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero, aumentando consideravelmente as chances de cura, a Secretaria de Saúde de Garanhuns realizou uma mobilização no Parque Euclides Dourado, até às 14h. O tema da campanha neste ano é “O Mês tem Cor e o Câncer tem Cura”.

Na ocasião, foram oferecidos exames de prevenção; solicitação de mamografia, com autorização na mesma hora; teste de glicemia e classificação sanguínea. Ainda nesta mobilização, foram realizados alguns serviços de beleza e foram oferecidos esclarecimentos e informações sobre o combate à violência contra a mulher, sendo este último em parceria com a Secretaria da Mulher. Os garanhuenses que compareceram ao evento ainda puderam apreciar e adquirir peças de artesanato produzidas por meio das atividades da Secretaria de Assistência Social. Algumas atrações culturais também compuseram a programação do evento.

Com a mobilização, os serviços que já são disponibilizados diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) chegam à população de uma forma ainda mais acessível. “A nossa intenção é alertar as pessoas para que elas tenham um maior cuidado com a saúde. Fazer uma ação como essa faz com que os serviços de saúde cheguem ainda mais perto da população, de uma forma mais atrativa. Esse mês é representativo para esta causa e se torna ainda mais especial, mesmo que esse seja um assunto sério para ser tratado em todos os 12 meses do ano”, comentou a coordenadora do Centro de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), Fernanda França.

Aproximadamente 300 pessoas participaram da mobilização neste dia. Michele de Almeida, de 39 anos de idade, foi uma das mulheres que aproveitou para se cuidar e esteve no parque. “Está sendo muito bom, porque aqui a gente tem a oportunidade de fazer exames de uma forma mais fácil. Para mim está sendo maravilhoso”, comemora a garanhuense.

Para o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, a promoção de atividades como essa é fundamental para a conscientização da população. “Ao promovermos momentos como esse, expomos às mulheres e a cada cidadão como um todo, a importância de lutar contra o câncer. É um momento em que fazemos com que as pessoas reflitam sobre o combate ao câncer e vejam a importância do diagnóstico precoce, para que a possibilidade de cura seja maior”, afirmou o titular da pasta.

IMG_3994

IMG_3978

IMG_3966

IMG_3963

IMG_3951

IMG_3946

IMG_3938

IMG_3997

Foto: Ruthe Santana – Secom/PMG
Data: 26/10/2016

Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109