Garanhuns realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde

Com o tema: “Garanhuns garantindo direitos e defendendo o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”, evento aconteceu nessa quinta (30) e sexta-feira (31)
[…]

Leia mais…

publicado: 03/04/2023 13h28,
última modificação: 03/04/2023 13h28

Com o tema: “Garanhuns garantindo direitos e defendendo o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”, foi realizada em Garanhuns, durante a quinta (30) e sexta-feira (31), a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento é promovido pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde.

A abertura da conferência, aconteceu na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) e contou com a presença da secretária de Saúde, Catarina Tenório; do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Juca Viana; do Chefe de Gabinete, Alfredo Gois, que na ocasião representou o prefeito Sivaldo Albino; e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, John Pontes.

Na ocasião estiveram representando a categoria de usuários do SUS, Maria José Pernambuco e Claudia Espírito Santo, e representando a categoria de trabalhadores do SUS, Karine Andrade. Além de vários profissionais da saúde e membros da sociedade civil. Também foi entregue um veículo 0 km, que será utilizado pelo Conselho Municipal de Saúde. O veículo foi adquirido com recursos próprios, e por meio de emenda impositiva do vereador Juca Viana.

A conferência busca unir o poder público e sociedade civil para subsidiar políticas voltadas para o âmbito Regional/Macrorregional e Estadual. “A nossa última conferência foi realizada em 2021, e estamos reunidos novamente para discutir as propostas a nível macrorregional e estadual. Os avanços no SUS só são possíveis com diálogo e participação social”, pontua a secretária Catarina Tenório.

Nessa sexta, os grupos de trabalhos com usuários, trabalhadores e gestores do SUS, discutiram presencialmente os eixos da conferência. Em seguida, houve a formulação das propostas e plenária final.

Fotos: Sérgio Neves (PMG)

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns