Garanhuns participa da elaboração da 1ª Cartilha do Coordenador da Atenção Primária

publicado: 20/08/2015 18h47,
última modificação: 20/08/2015 18h47

O instrumento, que é pioneiro em Pernambuco, tem o objetivo de esclarecer o papel dos coordenadores diante de suas atribuições

A Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio da coordenação da Atenção Básica (AB), participou da elaboração da primeira Cartilha do Coordenador da Atenção Primária, voltada aos coordenadores que atuam nos 21 municípios da área de abrangência da V Gerência Regional de Saúde (V Geres). O lançamento da cartilha foi realizado ontem (19), no auditório do Seminário São José, em Garanhuns. A solenidade contou com a participação do secretário de Saúde de Pernambuco, José Iran Costa.

A iniciativa, que é pioneira no Estado, tem o objetivo de esclarecer o papel dos coordenadores da Atenção Primária, diante do exercício de suas atividades, servindo como instrumento de apoio à gestão. Além disso, esse instrumento visa padronizar as atividades dos profissionais e oferecer informações e subsídios para a melhoria da atuação profissional de cada coordenador. A cartilha conta com informações como a função e a importância da Atenção Primária, as políticas de saúde, as portarias e decretos, ações, programas e estratégias, monitoramento dos dados, dentre outros temas que delineiam o trabalho desses profissionais.

De acordo com o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, a criação da cartilha representa a busca da gestão pela organização e qualificação da assistência em saúde prestada ao usuário. “Nós sabemos que a população tem uma série de necessidades no que se refere ao quesito saúde. E nós, como gestão, temos a responsabilidade de lutar para promover as condições necessárias para atender essas demandas da população. Acredito que essa nova ferramenta vai nos ajudar muito nesse papel de melhorar o trabalho desses profissionais e a assistência à população”, afirmou o titular da pasta.

Uma das coordenadoras da Atenção Básica de Garanhuns, Cleide dos Santos participou ativamente da elaboração do material e fala sobre a importância desse novo instrumento. “Essa cartilha é uma forma de nortear o trabalho dos coordenadores, pois virá esclarecer o papel destes, em suas atividades profissionais, auxiliando o trabalho da gestão. Essa cartilha irá facilitar o trabalho dos coordenadores e, por consequência, promover uma maior resolutividade das necessidades de saúde da população”, afirmou a coordenadora.
IMG-20150819-WA0017 IMG-20150819-WA0022


Textos: Ruthe Santana
Fotos: cedidas pela Coordenação da Atenção Básica de Garanhuns
Informações para a imprensa:
(87) 3762,0109 (Secom/PMG)