GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Desenvolvimento Econômico Garanhuns inscreve projeto no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Desenvolvimento Econômico

Garanhuns inscreve projeto no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O município de Garanhuns, no Agreste pernambucano, fez sua inscrição na IX edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O julgamento dos projetos enviados será realizado no dia 31 de março e a premiação estadual acontece no dia 09 de abril....

Publicado em

Julgamento dos trabalhos enviados será no dia 31 de março

por SAMARA PONTES e CLOVES TEODORICO
com informações do Sebrae e Projeto Incluir

O município de Garanhuns, no Agreste pernambucano, fez sua inscrição na IX edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O julgamento dos projetos enviados será realizado no dia 31 de março e a premiação estadual acontece no dia 09 de abril. O prêmio será concedido a prefeitos municipais de todo o Brasil e a administradores regionais do Distrito Federal (DF) e do arquipélago de Fernando de Noronha.

Serão premiados gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. O projeto enviado pelo Governo Municipal foi o Programa de Inclusão Produtiva e Segurança Sanitária – Projeto Incluir.

Lançado em 2014, o projeto propõe diretrizes que resultem em geração de renda, emprego, trabalho, fixação do produtor rural em seu local, contribuindo para a erradicação da pobreza no campo e na cidade. A iniciativa estimulou a ampliação e o fortalecimento dos pequenos negócios e do microempreendedor individual.

Resultados – Algumas iniciativas foram realizadas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para trazer os potenciais empresários à formalidade e prestar assistência técnica. Houve também o fortalecimento das atividades realizadas através da agricultura familiar, aumentando a sua capacidade produtiva e a entrada de seus produtos nos mercados consumidores.

Surgiram parcerias importantes com outros órgãos como o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e com a Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns, com a finalidade de apoiar projetos produtivos. Além disso, foi incluindo produtivamente os empreendimentos rurais e a ampliação do mercado do pequeno agricultor através do PNAE que tem sido um dos meios mais eficazes de inclusão desse público no município. Mas a principal linha de atuação do Projeto Incluir consistiu na facilitação dos procedimentos de regularização junto à Vigilância Sanitária para os informais, o microempreendedor individual, o empreendimento familiar rural e o empreendimento econômico solidário.

“Ao receber algumas reclamações da CDL, do Sebrae local e de alguns empreendedores sobre a dificuldade de abrir um negócio graças a uma legislação engessada, em especial a do Código Sanitário, nós começamos a pesquisar alternativas para melhorar essa situação, vimos que a Anvisa possuía uma resolução, a de nº 49, que determinava um tratamento diferenciado e simplificado para microempreendedores individuais, empreendimentos rurais e empreendimentos da economia solidária”, registra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira.

O Projeto Incluir é uma realização do Governo Municipal, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Vigilância Sanitária Municipal, além das Secretarias Agricultura e Abastecimento, Assistência Social e Educação. 

Anexo 21 - Alunos Pronatec 14- Feira do Produtor no Evento Compre do Pequeno 17- Rodada de Negócios da Agricultura Familiar durante o  Seminário de Compras Institucional e Agricultura Familiar


Fotos: Divulgação
21/03/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109

Redimensionar Fonte
Contraste