Garanhuns inicia plano de ação de combate ao Aedes aegypti

publicado: 07/12/2015 15h32,
última modificação: 07/12/2015 15h32

O plano de ação começou a ser executado nesta segunda-feira (07)
e segue até o dia 19 deste mês

Para combater o mosquito Aedes aegypyti, responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, a Secretaria de Saúde de Garanhuns elaborou um plano de ação, que começou a ser executado nesta segunda-feira (07). A mobilização leva em consideração a situação de emergência decretada pelo estado de Pernambuco, devido ao aumento do número de casos de microcefalia e sua relação com o mosquito. A ação em Garanhuns segue até o dia 19 deste mês.

Na ação, os agentes de endemias fazem as visitas nas casas, alertam a população sobre os perigos, sintomas das doenças e combate ao mosquito, e orientam os moradores para que retirem de suas casas todo lixo e objetos que possam vir a tornarem-se criadouros do mosquito. Em seguida, o transporte de coleta passa recolhendo todo o material que estiver nas calçadas. Hoje e amanhã as atividades acontecerão no bairro Cohab II e nos loteamentos vizinhos.

Para o secretário de Saúde Alfredo de Góis, apesar de toda essa mobilização por parte do Governo Municipal, a cooperação da população nesse combate é indispensável. “Nós estamos fazendo uma ação muito grande em todo o município, a fim de conscientizar a população para os perigos das doenças causadas pelo Aedes aegypyti. Porém não adianta fazermos a nossa parte se os moradores não estiverem de mãos dadas conosco nesta luta. A ação só será eficaz se a comunidade estiver envolvida. Por isso, encorajamos toda a população de Garanhuns a não permitir que em suas casas existam criadouros do mosquito. A proteção contra as doenças começa na casa de cada um”, ressaltou.

O mutirão de limpeza e as atividades de combate ao mosquito estão sendo realizados pelo Governo Municipal, por meio das secretarias municipais de Saúde, Obras, Agricultura e Abastecimento, Comunicação Social, Educação e Esportes, Diretoria de Transportes, Almoxarifado e Defesa Civil.

Garanhuns inicia plano de ação de combate ao Aedes aegypti 2 Garanhuns inicia plano de ação de combate ao Aedes aegypti

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Jacqueline Menezes